Por causa da demanda de entidades que manifestaram interesse em participar da festa, o cortejo pós-carnavalesco, que neste sábado (28) iria homenagear o cientista Charles Darwin, foi adiado para o dia 14 de março.

Com o cortejo, o trecho entre o Campo Grande e o Farol da Barra vai ser novamente palco da folia momesca, sem trio elétrico, cordas e empurra-empurra, mas com muita animação e uma pitada científica. Tudo para marcar a passagem pelo Carnaval da Bahia do naturalista inglês Charles Darwin, o pai da Teoria da Evolução das Espécies pela Seleção Natural, cujo bicentenário de nascimento foi comemorado em todo o mundo no último dia 12, inclusive na Bahia, com a participação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O cortejo pós-carnavalesco está sendo organizado pelo Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental (Germen), a mais antiga ONG ambientalista da Bahia. Com alas simbolizando a Mata Atlântica, que tanto encantou Darwin na Bahia, plantas, flores e animais, como o mico-leão, os tripulantes do navio Beagle e até a tradicional burrinha, o cortejo sairá às 10h do Campo Grande, com destino ao Farol da Barra.

No farol, o cortejo se encontrará com um grupo da professora Regina Lira, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, que encenará uma peça inspirada no cientista britânico.