Pela segunda vez consecutiva, a parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes) e o Juizado da Infância e Juventude está proporcionando uma sede especial para o acolhimento de crianças desaparecidas durante o Carnaval de Salvador. O Centro Integrado de Atendimento a Criança (Ciac), localizado em Ondina, é um local preparado para atender até 80 crianças de zero a 12 anos.

A infraestrutura é toda preparada pela Sedes, que disponibiliza uma equipe multidisciplinar que oferece um acolhimento especializado, além de desenvolver várias atividades socioeducativas e de lazer.

Filhos de ambulantes

As crianças filhas de trabalhadores ambulantes que atuam no Carnaval são acolhidas na Escola Paroquial de Santana, localizada no bairro de Nazaré, em regime integral, durante todos os dias da festa. A ação é fruto da cooperação entre a Sedes, prefeitura municipal de Salvador, Ministério do Trabalho, Voluntárias Sociais e Ministério Público. O objetivo é evitar que essas crianças sejam submetidas ao trabalho. As famílias atendidas ainda terão apoio com cestas básicas.

Quem encontrar crianças ou adolescentes perdidos deve procurar a Policia Militar que a encaminhará à 1ª Vara da Infância e da Juventude. No carnaval do ano passado, das 85 ocorrências registradas, 18 casos foram de crianças e adolescentes que se perderam dos seus pais ou responsáveis. Já as denúncias relacionadas a tentativas de abuso sexual, aliciamento, corrupção, violência e prostituição infantil devem ser feitas pelo telefone 08000-713020.

Durante os festejos, a 1ª Vara da Infância distribui gratuitamente pulseiras de identificação no Posto Central da unidade (Garibaldi), nos SACs dos Shoppings Iguatemi, Barra, Periperi e Boca do Rio e também nos Postos Setoriais (Rodoviária, Pelourinho, Aeroporto, Shopping Piedade, Estação da Lapa e Estação Pirajá). É recomendável que crianças e adolescentes estejam sempre identificadas.

Cerca de 600 agentes estão atuando nos circuitos do Carnaval, além dos postos setoriais, também instalados no percurso (Clube Espanhol, Campo Grande, Igreja do Sião e Pelourinho).

Ocorrências

A 1ª Vara da Infância e da Juventude registrou mais três ocorrências até a manhã deste sábado (21). Ao todo, cinco casos já foram registrados no Carnaval, incluindo ferimentos, suspeita de uso de drogas e crianças perdidas.

Na quinta-feira (19), no Circuito Dodô, uma criança de 11 anos foi acusada de agredir um homem com uma faca, após tentar roubá-lo. A vítima teve ferimentos na mão.

Na sexta-feira (20), um garoto de 10 anos de idade foi encontrado próximo ao Elevador Lacerda com suspeita de ter usado algum tipo de droga. O menino foi encaminhado para a central do Juizado de Menores, na Garibaldi. Às 22h36, outro menino de 14 anos de idade foi encontrado ontem nas imediações do Campo Grande, após perder-se de sua mãe enquanto catava latinhas. O último caso neste dia aconteceu por volta das 23h36, quando uma criança de nove anos foi encontrada perdida nas imediações da arquibancada do Campo Grande, após perder-se de sua genitora. A criança foi conduzida ao Posto Central do Juizado da Infância e da Juventude e encontra-se sob responsabilidade do mesmo até que as providências sejam tomadas.

Até a manhã deste sábado (21), apenas um caso foi registrado, acerca de uma criança de sete meses de idade, que foi encontrada abandonada nas imediações da Fazenda Garcia. Neste caso, a família será investigada para que após o Carnaval as providências sejam tomadas, encaminhando a criança a uma pessoa responsável.