Integrada a outros órgãos do governo do Estado, a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) vai trabalhar todos os dias do Carnaval de Salvador para garantir a segurança dos foliões. Vários agentes estarão nas ruas, em jornadas diárias de doze horas, orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar incidentes durante a festividade. Com isso, a Cordec amplia sua atuação, já que antes do atual governo, o órgão não participava desta festa popular.

A Defesa Civil terá como base postos instalados nos principais pontos de aglomeração, nos circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e Pelourinho. Na abordagem aos baianos e turistas, os técnicos da Cordec farão recomendações sobre os cuidados para evitar problemas com alimentação, acidentes nas estruturas montadas para o carnaval, medidas para prevenir situações de pânico, entre outras. Os agentes também estarão participando da campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, desenvolvida pelo governo do Estado, em parceria com entidades da sociedade civil.

Uma das novidades é que a Cordec funcionará em regime de plantão, pelos telefones 3371-9874 e 3371-6691, para o atendimento às ocorrências emergenciais. Sendo informada, a Defesa Civil vai acionar outros órgãos parceiros na operação, a exemplo da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar.