Uma parceria entre a Policia Militar e a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) está verificando os índices de álcool no sangue de motoristas durante o Carnaval. Só na primeira noite de festa foram 300 abordagens com 28 condutores autuados.

Os motoristas pegos pela “Lei Seca”, 25 sofreram sanções administrativas. Eles terão que pagar multa, a licença foi apreendida e o veículo retido. Outros três ainda foram levados para delegacia e vão responder a processo por crime de trânsito.

Em comparação com o carnaval do ano passado, houve uma redução no número de acidentes de mais de 60%. Foram 48, registrados por agentes de transito no ano passado, contra 19 este ano. Em ambos os anos não houve vítima fatal na quinta de carnaval.

Índice de álcool

O motorista que for pego com índice entre 0,2-0,6 g/l (gramas de álcool por litro de sangue) sofre as sanções administrativas, já acima de 0,6 (ou 0,3 miligrama por litro de ar expelido no bafômetro) o condutor responde por crime de trânsito e pode pegar até três anos de prisão. Mais de duas latinhas de 350ml de cerveja já podem fazer com que o condutor ultrapasse o índice de 0,6 g/l.

O motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro pode ser levado para a delegacia de polícia que registra o ocorrido. As características testemunhadas e registradas pelo agente público, de como se apresentava o condutor, pesam na avaliação do juiz, independente do teste não ter sido feito.