O trio Samba Velha Guarda desfilou no circuito Dodô (Barra-Ondina), na tarde desta segunda (23), fazendo a alegria do público que está nas ruas e sacadas da avenida. Por volta das 16h, o trio partiu da concentração no Farol da Barra logo atrás dos Filhos de Gandhy, que abriu a programação do circuito.

Nelson Rufino e Valmir Lima soltam a voz entoando canções que há muito encantam gerações, como Descobri que te amo demais (Martinho da Vila) e Todo Menino é um Rei (Roberto Ribeiro). O som no ar se materializa nos quadris de quem já domina o samba desde criança, até aqueles que arriscam passos sem muito molejo, ainda que tenham a alegria estampada no rosto.

Pelo caminho, alguns dos Filhos de Gandhy se deixaram envolver por músicas que cantam as belezas e particularidades da Bahia e seus habitantes, no estilo conhecido como "samba cartão-postal". Engatadas em pout-pourri, músicas de Riachão como Retrato Fiel da Bahia, Cada Macaco no Seu Galho e Vá morar com o diabo, e de outros compositores locais.

O céu ligeiramente encoberto, com temperatura amena, confere um clima ainda" mais leve e lúdico neste penúltimo dia de carnaval. Crianças brincam e dançam perto dos pais e avós, até mesmo catadores de latinha deixam um pouco de lado a dura labuta para balançar o esqueleto.

Em cima do trio, o mestre Cacau do Pandeiro, que completa 70 anos de carreira, recebe homenagem dos companheiros de samba e vira destaque na interpretação da marchinha Mamãe eu quero. O trio segue agora em direção à Ondina, onde deve levar no embalo um número ainda maior de foliões pipoca.