Neste Carnaval, o Pronto Atendimento (PA) da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) funcionará em regime especial, das 7h às 19h, no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (CIAA), na Avenida Bonocô.

Depois de passar pela Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e pela Promotoria da Infância e Juventude de Salvador, os jovens apreendidos cometendo ato infracional serão assistidos por uma equipe especializada do PA da Fundac, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, orientadores e técnicos de enfermagem.

Assim como o PA, a DAI, a Promotoria da Infância e Juventude do Estado e a 2ª Vara da Infância e Juventude fazem parte do CIAA. “Trata-se de uma equipe qualificada, muito bem preparada para receber e encaminhar esses meninos, garantindo que os seus direitos sejam respeitados, como reza o Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou o diretor da Fundac, Walmir Mota.

Órgão integrante da estrutura da Fundac, o PA realiza o atendimento inicial dos jovens acusados de cometer atos infracionais provenientes da Delegacia do Adolescente Infrator e das comarcas do interior.

O adolescente é recebido por orientadores e técnicos de enfermagem, que analisam a sua documentação e fazem a revista corpórea e dos seus pertences. Em seguida, ele é encaminhado a uma equipe psicossocial. Esta, por sua vez, reúne elementos para subsidiar as decisões judiciais, evitando assim internações desnecessárias.

As medidas de internação, que serão cumpridas nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Cases), ou a liberação ficam a cargo do Ministério Público e da 2ª Vara da Infância e Juventude.