O governador Jaques Wagner visita, na tarde desta segunda-feira (23), a cidade de Maragogipe. Marcado pela festividade e tradição centenária, o Carnaval de Maragogipe será decretado, em breve, como patrimônio imaterial da Bahia.

As pesquisas e estudos sobre o carnaval maragogipano foram realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), autarquia da Secretaria da Cultura (Secult).

A própria população maragogipana considera o seu carnaval como o principal patrimônio do município, razão pela qual solicitaram o registro à Prefeitura que o encaminhou, oficialmente, ao Ipac.

O festejo carnavalesco do município é considerado um dos mais tradicionais da Bahia, que acontece no mesmo período do carnaval de Salvador e tem duração de três dias.

No Carnaval de Maragogipe, o uso de máscaras, fantasias variadas, instrumentos musicais, e outras alegorias são características marcantes desta manifestação cultural, que também tem influências africanas e européias, como o desfile de caretas e pierrôs pelas ruas, remetendo ao carnaval europeu do século 19. Costumes e cantos afro-descendentes, herança de escravos, além das bandas de sopro são outras características da festa.