Em meio a 2 milhões de pessoas que circulam diariamente pelos três circuitos do Carnaval de Salvador, encontrar um posto médico, uma farmácia, um ponto de táxi ou de ônibus, um estacionamento ou até mesmo o sanitário químico mais próximo pode se transformar em uma tarefa penosa.

Para tirar estas e outras dúvidas, como dicas de hospedagem e indicações de restaurantes, pontos de venda de ingressos para blocos e camarotes, locais de venda e reforma de abadás, horários de saída do ferry boat, programação dos blocos e muitos outros a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia colocou nas ruas “seu bloco” de 590 profissionais capacitados para atender os foliões, sejam eles turistas ou não.

São 500 profissionais espalhados pelas ruas de Salvador, 10 em Porto Seguro e 10 em Ilhéus, além de 70 operadores de telemarketing que atendem gratuitamente e 24h por dia pelo telefone 0800 284-0011, o Disque Bahia Carnaval. Com atendimento em português, inglês, francês, espanhol e alemão, o serviço foi incorporado ao Disque Bahia Turismo, que continua funcionando no número 3103-3103.

Além de informações, o Disque Bahia Carnaval recebe sugestões e críticas aos serviços prestados por taxistas, guias turísticos, restaurantes, hotéis, encaminhados pelo call center à ouvidoria, que apura e notifica as entidades representativas das respectivas categorias.

Segundo coordenadoria do call center, o Disque Bahia Turismo funciona ainda como uma base avançada para o trabalho executado nas ruas, uma vez que os guias também acessam o serviço para tirar as dúvidas dos turistas. Até às 10h deste domingo foram registradas 1.403 ligações: 261 na quinta-feira, 392 na sexta-feira e 750 entre as 7h do sábado e as 11h do domingo.

Guias

O programa Guias e Monitores do Carnaval, implantado em 2008, continua funcionando a pleno vapor. “A novidade é que este ano os guias oficiais, sindicalizados, tiveram o privilégio de serem coordenadores dos monitores. Foi uma grande vitória para a categoria, que antes só tinha espaço nas agências de turismo ou com trabalhos particulares”, disse Meire Calheira, presidente do Singtur, que indicou os 70 guias contratados como coordenadores do programa Guias e Monitores do Carnaval.

Cada coordenador trabalha equipado com um rádio para se comunicar com a central de operações, no Centro Náutico, e comanda uma equipe de até seis monitores.

Todos os monitores carregam um kit básico composto por sacola e guia de informações, e podem ser facilmente identificados nas ruas pela camiseta branca com a logomarca do programa e o boné amarelo. Para facilitar ainda mais o acesso do folião, foi designado um grupo de monitores para cada um dos 106 postos elevados de observação (PEO) da Polícia Militar ao longo dos três circuitos do Carnaval de Salvador. Também foram deslocados monitores de plantão nos principais hotéis e pontos de chegada à capital baiana, como rodoviária, aeroporto, porto e ferry boat.