Até às 4 horas desta quarta-feira (25), o programa Guias e Monitores do Carnaval já registrou 30.873 atendimentos, entre os quais 27.154 nas ruas e outros 3.719 pelo Disque Bahia Turismo.

O levantamento não inclui as praças de Porto Seguro e Ilhéus, onde o programa também foi implantado. Vale ressaltar ainda que os dados são parciais, visto que muitos relatórios ainda não chegaram à base de operações instalada no Centro Náutico, no bairro do Comércio.

Ruas

Os 70 guias profissionais e 500 monitores espalhados pelos três circuitos do Carnaval e pelos principais hotéis e portões de entrada de Salvador atenderam 21.723 foliões brasileiros (81% do total) e 5.431 estrangeiros (19%).

Dos brasileiros atendidos, os baianos estão no topo do ranking, com 32% do total nacional. Em seguida vêm os paulistas, com 15%, os cariocas (11%) e os mineiros (7%).

Entre os estrangeiros, os turistas procedentes dos Estados Unidos respondem pelo maior número de atendimentos, com 22% do total internacional, seguidos pelos argentinos, com 15%, e espanhóis, com 13%.

A programação dos desfiles dos blocos é a informação mais requisitada pelo usuários do programa (33%), seguida por serviços (16%), endereços (15%) e transportes (12%).

Call center

Das 7h da quinta-feira até as 4h desta quarta-feira de Carnaval foram registradas 3.719 chamadas para o serviço Disque Bahia Turismo, que atende o ano inteiro pelo telefone 3103-3103, mas durante este feriado ganhou o apoio do Disque Bahia Carnaval (0800 284-0011).

Foram 261 chamadas na quinta-feira, 392 na sexta-feira, 608 no sábado, 786 no domingo, 841 na segunda-feira, 831 na terça-feira. Mais de 50% das chamadas foram pedidos de informação sobre a programação, entre horários de desfiles, localização dos blocos e dos camarotes, entre outros.

Os questionamentos mais inusitados foram sobre programação infantil e dos bairros, horários de missas, localização de terreiros e de casas de câmbio.