Desde o primeiro dia de Carnaval até às 15 horas dessa segunda (23), foram registrados 144 atendimentos relacionados ao carnaval nos hospitais e unidades de emergência e conveniados da rede estadual de saúde. Esse ano, o número de atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE) teve uma redução grande, caindo de 105 ocorrências em 2008 para 74 em 2009, nos quatro dias de folia.

Nas demais unidades da rede estadual de saúde, foram registrados os seguintes atendimentos: hospitais Roberto Santos (12); João Batista Caribé (8); Ernesto Simões Filho (6), São Jorge (1) e Eládio Lasserre (2). Já nas unidades de emergência foram 26 ocorrências no Curuzu, quatro em Cajazeiras VIII, seis em Pirajá, quatro em Plataforma e uma em São Caetano.

Na avaliação do secretário da Saúde, Jorge Solla, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e outras áreas do governo tem influenciado na redução dos números. "O Governo da Bahia está fazendo um excelente trabalho, a redução e a baixa gravidade nas ocorrências, em sua maioria agressões físicas, são reflexo do investimento em segurança e no aperfeiçoamento da integração de diversos setores governamentais", destacou Solla.

Nos postos municipais de saúde foram registrados até às 16 horas dessa segunda, 5.079 atendimentos nos circuitos Dodô (3.104), Osmar (1.748) e Batatinha (227). As principais causas continuam sendo: agressão física, embriaguez e ferimento acidental.