Tranquilidade nos hospitais estaduais que ficam no circuito do Carnaval no terceiro dia da folia em Salvador. Na manhã deste sábado (21), o secretário da Saúde, Jorge Solla, conferiu de perto o atendimento nas três principais unidades do circuito: Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Roberto Santos e Hospital Ernesto Simões Filho.

Na avaliação do secretário, o balanço é muito positivo e a redução das ocorrências noticiadas na manhã de hoje pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) também reflete na redução do número de atendimentos das unidades de saúde. “Para a dimensão do Carnaval de Salvador, estamos com poucas ocorrências. A procura pelos serviços em nossas unidades de saúde está bem menor que a normalmente verificada. É importante destacar que não tivemos nenhuma morte”, afirmou Solla.

Ele destacou também o trabalho desenvolvido pela Sesab na preparação das unidades para o período da festa. “Fizemos dois movimentos importantes para deixar os hospitais com leitos abertos para atender à demanda do período: regulamos todos os pacientes que podiam ser transferidos para unidades parceiras e suspendemos as cirurgias eletivas. Espero que o Carnaval continue assim, tranqüilo até o último dia”, disse.

Balanço

Até o início da tarde deste sábado, foram registradas 54 ocorrências, sendo 44 em homens e dez em mulheres. Dessas, 39 no HGE, onde 28 foram vítimas de agressão física, seis de queda, três de atropelo, uma de ferimento acidental, uma de exposição ao fogo e uma vítima de arma branca.

No Hospital Roberto Santos, quatro pessoas procuraram atendimento: uma vítima de arma branca e três de agressão. No Hospital Eládio Lassere, duas pessoas procuraram atendimento vítimas de agressão.

Na Unidade de Emergência do Curuzu, foram registradas três ocorrências, sendo duas por intoxicação exógena e uma de arma branca; na Unidade de Emergência de Cajazeira VIII, foram notificadas duas ocorrências por intoxicação exógena.
No Hospital João Batista Caribé, uma pessoa, vítima de agressão, procurou atendimento. Nas unidades de emergência de Plataforma e de São Caetano, uma ocorrência de agressão e uma de ferimento acidental, respectivamente.

Ações

Além de intensificar os plantões nas unidades de saúde, são mais de dois mil profissionais extras. A Sesab disponibiliza ainda, durante o Carnaval, os serviços da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Centro de Informações Antiveneno (Ciave).

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) está atuando em regime de plantão para garantir as atividades de vigilância epidemiológica, contemplando ações de vigilância e o conseqüente desencadeamento de atividades de controle de agravos de importância para o Carnaval 2009.

A campanha, que este ano tem como tema A Aids Está Onde Você Nem Imagina. Fique Esperto. Use Camisinha, premiou o cantor e compositor Gerônimo com o troféu Artista Voluntário na Luta Contra a Aids.