Tratar pessoas com urbanidade, manter o equilíbrio emocional, cumprir os horários estabelecidos para os plantões, não transitar com viatura policial no circuito da festa (somente em caso de extrema necessidade) e usar camisa padronizada da instituição durante o serviço.

Essas são algumas das orientações que os servidores da Secretaria da Segurança Pública que vão atuar no Carnaval devem “seguir à risca”. Elas foram recomendadas durante a apresentação do planejamento operacional da Polícia Civil para a festa, no auditório da sede dos Correios, no bairro da Pituba.

Do encontro, participaram o secretário da Segurança Pública, César Nunes, o delegado geral da instituição, Joselito Bispo da Silva, o representante do Comando Geral da Polícia Militar, coronel Pedro Boa Ventura, o diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Raul Barreto, a chefe de gabinete da Polícia Civil, delegada Emília Blanco, diretores de departamentos, delegados titulares de delegacias circunscricionais e especializadas da capital e região metropolitana.

César Nunes, que foi homenageado com uma placa pela condução dos trabalhos que resultaram na aprovação da Lei Orgânica da Polícia Civil, ressaltou as medidas adotadas pelo Governo do Estado para garantir a segurança de turistas e baianos durante a festa. “Vamos fazer uma festa de tranqüilidade e paz, pois sabemos que o Carnaval é a maior festa popular da Bahia e todos nós temos a responsabilidade de colaborar para que a indústria do Carnaval funcione bem”, disse o secretário, acrescentando que a polícia vai usar de muita tecnologia, aliada a um policiamento ostensivo muito forte.

Ele pediu também o empenho dos servidores no exercício de suas funções para fazer um Carnaval com segurança, lembrando que é preciso ser enérgico, mas sem exacerbar. A reunião terminou com a apresentação da peça teatral Polícia Dia-a-Dia, encenada por atores policiais.