Em meio a maior festa popular do mundo, o Carnaval de Salvador, a Bahia se prepara para a maior festa do esporte, a Copa do Mundo de 2014. A Secretaria do Turismo (Setur) utilizou a Copa como tema da decoração dos camarotes montados nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande.

No dia 15 de março, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) fará o anúncio dos nomes das 12 cidades que irão receber os jogos da Copa e em julho as cidades escolhidas deverão iniciar os processos licitatórios.

O Estado tem executado ações para preparar a Bahia segundo os padrões da Fifa. Entre essas ações está a reforma e ampliação do Estádio de Pituaçu, entregue à população em janeiro, e a coordenação da reconstrução da Fonte Nova, ainda em fase de aprovação.

Os torcedores baianos já estão na expectativa para ver a seleção brasileira participar da Copa em casa. “A Bahia merece receber a Copa do Mundo, um Estado que faz um carnaval como esse, tem capacidade para receber o campeonato mundial de futebol sim”, garantiu o militar, Wilson Barbosa.

“Seria uma emoção como nenhuma outra ver a nossa seleção jogando contra outros times internacionais aqui”, declarou o estudante Jéferson Batista.

As ações de promoção de Salvador para sub-sede da Copa de 2014, durante o carnaval, ainda contam com a participação de artistas como o cantor e compositor, Carlinhos Brown, que, a pedido do governador Jaques Wagner, vai denominar o já tradicional arrastão de encerramento do Carnaval (na manhã de quarta-feira de cinzas), de “Arrastão da Copa”.

Segundo o secretário do turismo, Domingos Leonelli, a Setur já está se preparando para receber não só os turistas do Carnaval, mas também os da grande festa do esporte. “Além de todas as ações em relação à infra-estrutura, o Estado está se preparando para receber os turistas torcedores. Tenho certeza que vamos fazer da Copa de 2014 uma festa tão linda quanto o Carnaval da Bahia”, afirmou.