Publicada às 12:50

Atualizada às 17:05

Nesta sexta-feira (20), segundo dia de folia no Carnaval de Salvador, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vem dando continuidade ao trabalho de atendimento aos foliões nos hospitais e unidades de emergência da rede. De acordo com as estatísticas, de quinta-feira (19) até as 17 horas desta sexta (20), foram atendidos 21 pacientes no Hospital Geral do Estado; dois no Eládio Lassere, dois no Hospital Roberto Santos, um na Unidade de Emergência de Cajazeiras 8 e dois na Unidade de Emergência do Curuzu, totalizando 28 atendimentos.

Do total de ocorrências, 16 foram por agressão física, cinco por queda, três atropelos, um ferimento acidental e três por intoxicação exógena. Vale ressaltar que estes atendimentos são referentes a ocorrências nos circuitos e bairros onde tem carnaval.

O médico Juarez Dias, coordenador do Cevesp – Coordenação Estadual de Vigilância das Emergências em Saúde Pública – informou que o plantão instalado no Laboratório Central do Estado (Lacen) transcorre tranqüilo, sem ocorrências. Os técnicos da Vigilância Epidemiológica estão atualizando dados sobre dengue, junto aos municípios.

Na Fundação Hemoba, a procura foi considerada normal, muito embora, de acordo com a administração da unidade, a demanda aumente cerca de 30% durante o período de Carnaval. Por isso, é fundamental que a população compareça e ajude a manter dentro da normalidade os estoques de sangue, fazendo sua doação. A Hemoba está localizada próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE) e funciona hoje (20), segunda-feira (22) e terça-feira (23), das 7h30min às 18h30min e no sábado das 7h30min às 12h30min.

No Centro de Informações Antiveneno (Ciave), segundo o responsável pelo plantão, Juscelino Neri, até às 17h desta sexta-feira (20), apenas um caso relacionado ao Carnaval foi registrado. A ocorrência teve como motivo intoxicação por ingestão excessiva de bebida alcoólica.

Ações

Para garantir o atendimento rápido e eficaz aos pacientes que necessitarem de atendimento de urgência durante os dias de festa do Carnaval, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está disponibilizando mais de 2 mil profissionais para atuar nos hospitais Geral do Estado (HGE), Geral Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, João Batista Caribé, Menandro de Farias e São Jorge, e nas unidades de emergência de São Caetano, Pirajá, Cajazeiras 8, Plataforma e Curuzu.Além disso, os serviços da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Centro de Informações Antiveneno (Ciave) estão sendo disponibilizados, enquanto a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) atua em regime de plantão, visando garantir as atividades de vigilância epidemiológica, contemplando ações de vigilância e o consequente desencadeamento de atividades de controle de agravos de importância para a saúde pública.

DST/Aids

Além do apoio a Campanha “Fique Sabendo”, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Salvador, que consiste na oferta de aconselhamento e aplicação do teste rápido para exame de detecção do HIV no posto instalado no Centro Histórico, a Sesab está realizando uma série de ações educativas em saúde durante o carnaval. As equipes técnicas da coordenação estadual de DST/Aids estão desenvolvendo ações de prevenção, com distribuirão de preservativos, em postos instalados no Pelourinho e na Barra.