Além de Salvador, o programa Guias e Monitores do Carnaval, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado, também oferece assistência aos turistas de Ilhéus e Porto Seguro. As duas localidades foram contempladas com o serviço por receberem muitos visitantes durante a folia momesca. Ilhéus conta com um guia e 11 monitores e Porto Seguro com dois guias e oito monitores.

Segundo Ana Matilde da Hora Oliveira, diretora de promoção e serviço turístico de Ilhéus, os monitores foram divididos em duplas distribuídas pelo aeroporto, porto, rodoviária, posto da PRF da rodovia Ilhéus-Itabuna, e no posto de informação turística ao lado da Catedral, próximo ao Bar Vesúvio.

O assessor da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro, Amarailton Costa Souza, explicou que, além do aeroporto e da balsa, as equipes foram distribuídas nos pontos estratégicos do circuito, como a Praça Inaiá e a Passarela do Álcool.
“A maioria das pessoas pergunta sobre a programação, locais para retirada de documentos perdidos e como fazer a travessia para Arraial D´Ajuda e Trancoso”, conta.