A Infocultura nº 3, revista de estudos econômicos na área de cultura publicada pela Superintendência de Promoção Cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), tem como tema principal Carnaval de Salvador – Perfil das Entidades e Participação dos Metropolitanos.

Ela traça um diagnóstico inédito do Carnaval de Salvador e apresenta dados reveladores sobre o perfil das entidades carnavalescas e a participação dos moradores da Região Metropolitana de Salvador (RMS) na festa, que em 2008, movimentou cerca de R$ 500 milhões na economia da cidade.

Distribuída gratuitamente pela Secult, a revista traz em 28 páginas uma análise sobre a atuação socioeconômica e cultural das quatro principais categorias temáticas envolvidas na realização do Carnaval (blocos de matriz africana, blocos de percussão/travestidos, blocos de trio/alternativos e camarotes), resultado de uma pesquisa representativa do conjunto de instituições que desfilam na festa realizada pela Secretaria de Cultura.

Para averiguar a participação dos metropolitanos durante o Carnaval, foi feito um suplemento da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), que ouviu 12.443 pessoas da RMS.

Já para examinar a natureza das entidades carnavalescas, foram entrevistados dirigentes de 40% dos blocos de trio, 31% dos camarotes, 90% dos blocos de percussão e quase 100% dos blocos de matriz africana. Os resultados das duas pesquisas são apresentados na revista, através das matérias Comportamento dos Metropolitanos no Carnaval (páginas 4 a 7) e Perfil das Entidades Carnavalescas de Salvador (páginas 8 a 22).

Foliões-pipoca: foco de investimento

A Infocultura nº 3 apresenta informações estatísticas que pretendem embasar o planejamento de ações e políticas públicas para o Carnaval e visa aperfeiçoar o foco dos investimentos públicos na festa.

Em relação aos foliões-pipoca, por exemplo, parcela do público carnavalesco que a pesquisa indicou como representando 60% do total de foliões do Carnaval, a Secult está investindo este ano R$ 3,3 milhões para a produção de desfiles de trios elétricos voltados para esse segmento.