Os oito projetos aprovados em seleção pública para participar do programa Carnaval Pipoca, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), no Carnaval 2009, incluem um trio elétrico em homenagem à guitarra baiana, dois trios de música popular brasileira, nomes do rock (Lobão, Cascadura), do hip hop (Ministereo Público) e da música brasileira contemporânea (Lucas Santana, Terreiro Circular), além de um trio com artistas do interior da Bahia e um trio voltado para o público infantil.

A programação privilegia a participação popular e a oferta de atrações de qualidade, com diversidade musical, para o folião pipoca. Cada projeto, no valor de R$ 40 mil, contempla no mínimo três artistas ou bandas e vai desfilar uma única vez, durante seis horas, em horários de saída que variam de 12 à 00h, nos dois circuitos da folia, o Dodô (Barra-Ondina) e o Osmar (Campo Grande). O horário do desfile de cada projeto será definido por sorteio.

Já antecipando as comemorações pelo aniversário de 60 anos da invenção do trio elétrico (a ser comemorado no Carnaval de 2010), o “Trio de Guitarra Baiana” reúne três virtuoses da guitarra baiana – os músicos Júlio Caldas, Morotó Slim (Retrofoguetes) e Jackson Dantas – para uma apresentação instrumental com ritmos dos Carnavais de antigamente, como choro, frevo e marchinhas.

O trio “Barca do Desejo”, com os cantores Carlinhos Cor das Águas, Marcionílio e Dado Brazawille, vai levar à avenida um repertório de clássicos tropicalistas, sucessos dos Novos Baianos, músicas de blocos afro, sambas do Recôncavo e hits da axé music.

A bordo do “Trio na Folia”, as cantoras de MPB Cláudia Cunha, Sandra Simões (do coletivo Circo dá Samba) e Manuela Rodrigues apresentarão um repertório baseado nas vozes femininas da MPB, farão um tributo a Carmem Miranda (1909-1955) e cantarão compositores baianos da nova geração e clássicos do afoxé.

Inovação

Um trio de rock inédito reúne o cantor e compositor Lobão (do alto de seus quase 30 anos de carreira) e três bandas baianas em destaque na cena local – Cascadura, Radiola e Demoiselle. Outro trio que promete inovar no Carnaval é o “Bahia Sound System”, com o cantor de rap Daganja, de Salvador, e os grupos Ministereo Público (ritmos jamaicanos como dub, raggamuffin e dancehall), de Salvador, e de OQuadro (hip hop), de Ilhéus.

Já o trio “Terreiro Circular” combina a proposta de levar o conceito dos “sound systems” jamaicanos para o Carnaval, com o carisma do cantor Lucas Santana (samba, dub, reggae, rock, funk e pop) mais o suingue dos coletivos Ministereo Público e Terreiro Circular (trip hop, frevo, afro-beat), além de contar com a participação do grupo de rap Milicianos, de Plataforma (Subúrbio Ferroviário).

O trio “No Interior da Folia” trará artistas do interior da Bahia para reforçar a variedade musical do Carnaval de Salvador, com a mistura de rock, black music e ritmos nordestinos da banda Macambira Verniz (do bairro de Tancredo Neves, Salvador), os ritmos nordestinos de coco, ciranda e umbigada dos Matingueiros e o samba do Recôncavo de Guda Monteiro, Ulisses Castro e Gege Nagô.

O público infantil contará com o trio “Galerinha”, com os grupos Banda Picolino e Gatos Multicores, acompanhados de artistas do Circo Picolino (pernas de pau, malabaristas e acrobatas, entre outros). As músicas que vão animar o Carnaval das crianças serão marchinhas, canções infantis e sucessos contemporâneos.

As atrações selecionadas foram avaliadas por uma comissão formada pelo músico Ivan Huol, pelo ator e antropólogo Antonio Godi, pelo jornalista, produtor cultural e DJ Luciano Matos, além de representantes do Conselho do Carnaval, Jairo da Mata, e da Secult, Jan Balanco.

Os critérios para seleção dos artistas e dos projetos foram a notoriedade, a presença de novos talentos e a quantidade de artistas, originalidade, pertinência e contribuição do projeto para a diversidade da festa.

“Com essa seleção, queremos garantir a possibilidade de inovação dentro da festa, com a seleção de projetos propostos por artistas e produtores culturais locais”, explica o secretário Márcio Meirelles. “A programação do Carnaval Pipoca deverá contribuir para a diversidade cultural do Carnaval 2009. É a primeira vez que temos um programa claro de apoio ao Carnaval do folião pipoca e que visa a renovação artístico-musical da festa.”

Curadoria

Além dos oito desfiles com atrações escolhidas por seleção pública, o programa Carnaval Pipoca contempla mais 12 desfiles nos dois circuitos da folia – com nomes importantes do cenário nacional, escolhidos por uma curadoria assinada pelo diretor de Música da Fundação Cultural do Estado, Gilberto Monte, e o coordenador de Ações para o Carnaval, Edivaldo Bolagi – e o pagamento de cachês aos artistas que vão se apresentar em trios elétricos e palcos em diversos bairros da cidade (contratados e instalados pela Prefeitura Municipal de Salvador, por intermédio da Saltur).

O investimento total no Carnaval Pipoca é de R$ 3,3 milhões, já incluindo apoio de R$ 1,5 milhão da Embasa e da Bahiagás. O valor integra os R$ 9,5 milhões destinados pela Secult à realização do Carnaval 2009, com os programas Carnaval Pipoca, Carnaval Ouro Negro, Carnaval do Pelourinho e as coberturas ao vivo da TVE e da Educadora FM.