Pela primeira vez, os celulares smartphones usados por policiais durante o Carnaval terão acesso à internet e aos bancos de dados da área da segurança pública. A Secretaria da Segurança Pública instalou também, em duas delegacias móveis, um modelo de computador compacto tablet no formato e tamanho de uma prancheta, que funciona com o toque de uma caneta especial.

De acordo com o superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional, Egberto Lemos, “a demanda por sistemas móveis no trabalho policial é cada vez maior e, pensando nisto, a SSP se preocupou em investir em aparelhos mais modernos, que serão utilizados no Carnaval para assegurar a tranquilidade dos foliões”. Segundo ele, “apenas ter o computador portátil não é suficiente, pois a maioria das aplicações de atendimento ao cidadão e de investigação necessita de conexão à rede”.

Os novos computadores e celulares possuem tecnologia de transmissão de dados 3G que permitem conexão à rede de segurança em alta velocidade, possibilitando ainda a localização exata, por meio de GPS, de viaturas que estiverem mais próximas dos locais onde por ventura aconteçam ações violentas. “A possibilidade de se conectar à internet permite o acesso aos sistemas do portal de inteligência e à rede nacional de informações (Infoseg)”, explicou o superintendente.

As consultas serão realizadas em tempo real, sem a necessidade de sair do veículo, que pode, inclusive, estar em deslocamento. O smartphone utilizado no projeto é o modelo BlackBerry, líder mundial em celulares corporativos, devido à grande capacidade de acesso a todos os tipos de dados.

Para Lemoso, por meio dessa tecnologia, a polícia terá maior facilidade e rapidez para resolver as principais ocorrências que acontecerem no Carnaval. “Esses novos equipamentos também serão instalados nos postos policiais montados para eventos populares e festivos, a partir do próximo mês”, enfatizou.