Ao todo 608 foliões procuraram o posto do "Fique Sabendo" montado no Pelourinho para a realização do teste rápido de HIV/AIDS. Até agora foram diagnosticados sete soropositivos. A ação é do programa do Ministério da Saúde e está sendo realizado pelas secretarias estadual e municipal de Saúde.

Na avaliação da coordenadora estadual de DST/AIDS da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Maricélia Macedo, a ação foi muito positiva e teve uma adesão muito grande da população que estava no circuito da festa. "O posto teve um movimento muito grande durante todos os dias de funcionamento, superando até as nossas expectativas", destacou.

A ação se resumiu aos dias do Carnaval, mas qualquer cidadão que queira fazer o exame pode procurar o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa – Cedap – (antigo Creaids), no Garcia, o Serviço Municipal de Atendimento Especializado (Semae), na Liberdade, ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no largo de Roma.

Outras Ações

Além do apoio ao programa ministerial "Fique Sabendo", a Sesab intensificou uma série de ações educativas e de prevenção à Aids durante o Verão e o período do Carnaval. Entre elas destacam-se a campanha "A Aids está onde você nem imagina.

Fique esperto. Use camisinha!", – com ampla divulgação na mídia –, a distribuição de material educativo e preservativos nos circuitos da festa e a parceria com a Fiocruz na viabilização do Bloco da Camisinha.