A Liquida Salvador, que começa nesta sexta-feira (27) e vai até 8 de março, em todo o estado, é uma excelente oportunidade para o consumidor adquirir todo tipo de produtos a preços muito mais baixos.  A expectativa é que a megaliquidação atraia mais de três milhões de consumidores, que o volume de vendas cresça cerca de 40% e que movimente mais de R$ 180 milhões em negócios.

Através das secretarias da Fazenda e da Indústria, Comércio e Mineração, o governo estadual apóia a iniciativa com o parcelamento em quatro vezes do ICMS, a partir de março, para as empresas e estabelecimentos participantes. A liquidação, que acontece em cerca de seis mil estabelecimentos comerciais de Salvador e do interior, oferece descontos em diversos produtos que chegam a 70%.

“Essa época é ótima pra comprar. Costumo economizar o ano inteiro pra adquirir os produtos que preciso nesse período, principalmente eletrodomésticos”, disse a aposentada Sônia Maria dos Santos, 65 anos. Ela afirmou que mesmo durante a Liquida costuma pesquisar os preços e verificar as lojas que oferecem mais descontos.

Segundo o Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro), o consumidor deve fazer algumas observações na hora de comprar. Para o diretor de Regulação de Mercado do Ibametro, Jorge Barreto, o consumidor deve ter atenção não só com os preços dos produtos, mas verificar a presença do selo do Inmetro principalmente nos eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.

Outro selo importante, explicou Barreto, é o Procel, que aponta os eletroeletrônicos com maior índice de economia. Os consumidores devem observar também a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), que possui uma gradação de consumo de energia representada por letras, de A a G. “Os produtos com o selo Procel representado pelas letras A, B e C podem gerar uma economia para o consumidor de até 70%”, destacou.

O Ibametro pede ainda a atenção dos consumidores quanto ao selo Ruído, encontrado no mercado em secadores de cabelo, liquidificadores, aspiradores de pó. O selo faz parte do programa Silêncio, que combate a poluição sonora no país. Também é necessário medir o nível de potência sonora dos equipamentos de som, para evitar problemas auditivos, estresse, dor de cabeça e outros distúrbios.

“Todos esses cuidados podem garantir compras satisfatórias ao consumidor e para isso nossas equipes de fiscais estão espalhadas por toda a Bahia, fazendo a verificação dos produtos nas lojas”, informou Barreto.

Apreensão e multa

São 39 equipes compostas por 78 fiscais que verificam a presença dos selos solicitados pelo Ibametro em todas as lojas do estado participantes da Liquida Salvador. O Ibametro ressaltou que os produtos encontrados sem os selos podem ser apreendidos e se a loja não apresentar as notas fiscais dos produtos pode ser multada, assim como o fabricante – quando a loja apresentar as notas fiscais.

“Verifico a condição dos produtos que estão sendo oferecidos, olho os selos e faço uma pesquisa em todas as lojas que me interessam”, afirmou a dona-de-casa Solange Santos, 38 anos. Assim como Solange, os consumidores devem continuar atentos na hora de comprar e para maiores esclarecimentos é só ligar para o Disque Ibametro (0800-0711888).