Foram prorrogadas até quarta-feira (11) as inscrições para a seleção pública simplificada que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza para o preenchimento de 3.908 vagas, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

As vagas são para as áreas de educação básica, educação profissional e para técnicos dos níveis fundamental, médio e superior. Mais informações nos sites da SEC (www.sec.ba.gov.br) e da Consultec (www.consultec.com.br), empresa que organiza a seleção.

São 2.027 vagas para professores da educação básica, 1.663 vagas para professores da educação profissional e 218 vagas para técnicos de nível fundamental, médio e superior. Esta é a primeira seleção pública realizada desde 1992. Só para os centros de educação profissional (que formam técnicos de nível médio), serão contratados 696 professores.

A seleção atinge toda a Bahia, nos mais diversos eixos tecnológicos: saúde (enfermagem, análises clínicas, nutrição e dietética), meio ambiente, agropecuária, construção civil, eletromecânica, informática, hotelaria e turismo, administração, mineração, química, mecânica, petróleo e gás, comércio, logística, entre outros. A previsão é que em julho haja concurso para a contratação de mais 750 professores.

Para a educação de jovens e adultos integrados à educação fundamental (Programas Trilha e Projovem) serão convocados 354 professores de educação profissional e mais 613 do ensino fundamental. Para as duas modalidades podem se inscrever pessoas com curso superior (licenciatura ou bacharelado) e/ou curso técnico na área específica.

A prova de títulos compreende a formação (diplomas, certificados, etc.); a experiência profissional em empresas ou outras entidades na área específica a que o candidato concorre e a experiência docente (professor, instrutor ou monitor) em cursos de educação profissional.