Figuras representativas da cultura popular do estado ganham novas formas na arte de Ana Carvalho, que inaugura exposição na segunda-feira (2), na Galeria Mestre Abdias, sede do Instituto Mauá, no Pelourinho. Capoeiristas, baianas do Bonfim e de acarajé, dançarinas tipo rastafári, preto-velhos e orixás em esculturas de porcelana fria compõem o acervo de Coisas da Bahia.

“O tema afro-baiano sempre me fascinou, por conta de toda a riqueza em suas lendas e histórias“, afirmou Ana, que desde 2002 se dedica integralmente ao ofício. “Além de expandir meu lado mítico e folclórico, é a minha fonte de renda”, justificou. A mostra fica em cartaz até 13 de março, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. A entrada é gratuita e as peças estão à venda.

“A exposição condiz com a proposta de fomento, promoção e preservação do setor artesanal adotada e defendida pelo Mauá, a partir da valorização do artesão e do incentivo à auto-sustentabilidade”, ressaltou a diretora do instituto, Emília Almeida.

A Galeria Mestre Abdias está à disposição dos artesãos cadastrados no órgão, assim como de artistas plásticos. O espaço é gratuito e a única exigência é que as obras estejam afinadas com a autenticidade e a legitimidade da cultura baiana. A galeria fica na Rua Gregório de Mattos, 27, Centro Histórico de Salvador.

Prorrogadas inscrições de cursos

Foram prorrogadas as inscrições para os cursos de capacitação artesanal nas modalidades cerâmica escultórica, macramê, tecelagem, pintura especial e bordado. Os interessados devem se dirigir à sede do Mauá, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14 às 17h.

Os cursos começam na próxima semana, mas as matrículas ainda seguem durante a primeira quinzena de março. A taxa de inscrição custa R$ 30 e já vale como a primeira mensalidade. As aulas acontecem na sede do instituto, nos turnos matutino (das 9 às 12h) e vespertino (das 14 às 17h), a depender da especialidade.

A duração é de oito meses – divididos em dois módulos – e ao final dos cursos os alunos concluintes recebem um certificado de artesão que os capacita a tirar a carteira de identidade profissional do Mauá.