Maior festa de rua do mundo, o Carnaval de Salvador é uma das principais manifestações populares da Bahia. A festa será homenageada pelas bibliotecas públicas, durante todo este mês, através de exposições e oficinas gratuitas.

Para contar a história do Carnaval e sua evolução ao longo dos anos, a Biblioteca Pública do Estado (Barris) realiza de sábado (7) até o dia 7 de março a exposição O Carnaval da Bahia – Do Entrudo ao Trio.

A exposição funcionará no 3º andar da biblioteca, das 8h30 às 18h. O público poderá conferir também o projeto Música no Áudio, no setor de audiovisual da biblioteca, desta sexta-feira (6) a 28 deste mês. São LPs, compactos e CDs que relembrarão famosas marchas carnavalescas.

Já na Biblioteca Anísio Teixeira (Centro), máscaras, gravuras e textos são expostos até 27 deste mês, com o objetivo de mostrar a tradição da festa popular baiana, cuja origem remonta ao século 16, quando da chegada do Entrudo português, através das primeiras caravelas da colonização.

Ainda no ritmo de férias, o público jovem terá a oportunidade de aprender a confeccionar máscaras carnavalescas utilizando os mais variados materiais. As oficinas acontecem nas bibliotecas públicas, durante todo este mês. O público infanto-juvenil pode participar gratuitamente das atividades que proporcionam lazer e estimulam a criatividade.

Leitura ao ar livre, jogos recreativos e educativos, contação de histórias e oficinas são algumas das atividades que a Biblioteca Móvel levará à Praça Centenário (dia 8) e todos os sábados, com exceção do dia 2, ao bairro de Periperi (Praça da Revolução) e ao Pelourinho (Terreiro de Jesus). O objetivo é inserir o livro e a leitura no contexto da cidade durante o verão.