Prévia do carnaval de Salvador há 19 anos, a Lavagem da Fundação Cultural do Estado acontecerá, na quarta-feira (18), a partir das 15h, com saída do cortejo da Praça Thomé de Souza, em frente ao Elevador Lacerda, e vai até ao Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho.

A Lavagem da Funceb é organizada anualmente pelos funcionários e se tornou uma tradição na abertura do calendário das festas carnavalescas no Centro Histórico. O evento congrega centenas de pessoas que trabalham nos seus diversos setores e espaços e, neste ano, “assume uma importância particular em função dos 35 anos da instituição”, comenta a diretora da Fundação, Gisele Nussbaumer.

O aquecimento da festa será feito pela Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, com a presença do Afoxé Filhos de Gandhi e de baianas do Grupo Bahia Axé. O rei e a rainha serão os cantores Alexandre Peixe e Mariene de Castro.

Eles vão acompanhar o cortejo desde a saída, passando pela Rua Chile, com contorno na Rua da Ajuda, seguindo pela Praça da Sé, Terreiro de Jesus, até chegar no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho. É lá que acontece o show com a banda de axé Via Brazil e a coroação dos reis da folia.

Algumas novidades acrescentam mais atrações à 19ª lavagem como a apresentação de um grupo da Escola de Dança da Funceb, durante o cortejo, e o arrastão comandado pela orquestra nas ruas do Pelourinho.

“Nos anos anteriores, a lavagem terminava com um show de três horas de duração, no Largo Pedro Arcanjo, mas como só tem acesso à festa as pessoas vestidas com a camisa, o secretário de Cultura, Márcio Meireles, resolveu estender a folia pelas ruas do Pelourinho, após o show da praça, proporcionando uma maior movimentação ao Centro Histórico”, informa Jorge Oliveira, um dos organizadores da iniciativa.

A primeira lavagem da Funceb aconteceu em 1989, quando a instituição ainda funcionava na Biblioteca Pública, no bairro dos Barris. O evento já faz parte do calendário da Emtursa e da Bahiatursa e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e o povo em geral. Hoje, a sede da Fundação está localizada na casa 29, da Rua Gregório de Matos, no Pelourinho.