Os membros do Projeto Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – estarão participando de 16 a 18 de fevereiro, no Teatro Castro Alves, da primeira Oficina Pedagógica destinada à capacitação de 80 jovens músicos para atuarem como monitores dos novos núcleos do projeto, que serão abertos em 2009.

A oficina contará com a participação do professor Joel Barbosa e do maestro João Maurício Galindo, que irão destacar a metodologia para o ensino coletivo de instrumentos de sopro e cordas. Já partir de março, a oficina terá continuidade com o curso de Metodologia para a Iniciação Musical, ministrado pela professora Carmen Mettig diretora do Instituto de Educação Musical – IEM.

João Maurício Galindo – Um dos mais atuantes maestros paulistas, está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Participa do projeto Aprendiz de Maestro da TUCCA. É Bacharel em Composição e Regência pela Unesp e pós-graduado em musicologia pela USP. Foi o único brasileiro escolhido para o 1º Curso Internacional para Jovens Diretores de Orquestra, promovido pela OEA, realizado em Caracas, Venezuela. Foi regente da Orquestra Acadêmica nos Festivais de Inverno de Campos do Jordão, nos anos de 1998, 2000 e 2002.

Joel Barbosa – Mestre e Doutor em Artes Musicais pela University of Washington, em Seattle, EUA. Escreveu o primeiro método de banda brasileiro para ensino em grupo, o método "Da Capo". Tem dado cursos sobre esta metodologia no Brasil e na Colômbia. É Titular da Escola de Música da UFBA, atuando como professor de clarineta e coordenador do Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS). Também coordena um projeto de extensão da Escola de Música da UFBA, através do qual ensina instrumentos de banda para jovens dos Novos Alagados, bairro carente de Salvador.

Neojibá

O projeto de Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia vem assumindo grande relevância entre as ações prioritárias do Governo do Estado, uma vez que torna possível a inclusão social através da prática orquestral. É promovido pela Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural e Teatro Castro Alves, e está sob a coordenação do pianista Ricardo Castro, gestor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia.

O projeto, que mantém intercâmbio com FESNOJIV, da Venezuela, recebe recursos da Desenbahia captados através da Lei Rouanet. Funcionando desde setembro de 2007 no TCA, com ensaios durante a semana, o primeiro núcleo foi formado por jovens que já tocam instrumentos. Com 110 crianças e jovens, este núcleo deu origem à Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia “Dois de Julho” (OSJB), que já apresentou concertos no TCA, Concha Acústica e outros espaços, como o Pelourinho e Costa de Sauípe.