A Secretaria de Cultura (Secult) vai disponibilizar R$ 1,2 milhão, por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), para projetos artísticos referentes ao Ano da França no Brasil chancelados pelo Comitê Misto Brasil-França. O Ano da França no Brasil, série de eventos que acontecem de abril a novembro de 2009, pretende aproximar os dois países através da colaboração mútua de cidadãos, representantes oficiais, recursos econômicos, profissionais da cultura, artistas, intelectuais, pesquisadores e mídia.

Os projetos que serão realizados em maio e julho devem se inscrever até esta sexta-feira (27). Projetos que acontecerão entre agosto e novembro devem ser inscritos até 1º de maio. O formulário é o mesmo usado para inscrever projetos de demanda espontânea e estão disponíveis no site www.cultura.ba.gov.br/apoioaprojetos/fundodecultura/downloads .

As propostas serão avaliadas por uma comissão e receberão pontuações de 0 a 70, sendo 38 a nota mínima exigida para classificação. A comissão priorizará projetos que tenham como objetivo o amplo acesso do público e a circulação do projeto pelo interior do estado. A escala de pontuação leva em conta critérios como impacto do projeto, qualidade técnica, demonstração de condições objetivas para sua realização, distribuição equilibrada de execução entre Salvador e o interior, diversidade de linguagens artísticas envolvidas, potencial multiplicador, dentre outros.