Jovens com idade entre 16 e 24 anos que residem em vários bairros de Salvador serão beneficiados com cursos voltados à qualificação profissional e desenvolvimento social. A ação é fruto de um protocolo de intenções que será assinado entre representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Cooperação para Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), Associação de Voluntários a Serviço Internacional Bahia (AVSIBAHIA) e OAS Empreendimentos. A solenidade acontece na próxima segunda-feira (2), às 15h, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Serão atendidos moradores dos bairros Alagados, Novos Alagados, Recanto Feliz e Paraíso Azul (Costa Azul), Massaranduba, Uruguai, Moradas da Lagoa e entorno. Os cursos fazem parte do projeto Educar para Construir, que desde 2006 é executado através da parceria entre a CDM e o Governo do Estado. O projeto vai oferecer 400 vagas para capacitação profissional, divididas nas áreas de construção civil predial (250) e do esporte (150).

O investimento nesta etapa do Educar para Construir é de cerca de R$ 702 mil. A formação profissional é realizada por profissionais da CDM, em espaço localizado no bairro Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Dentro de seus critérios de seleção, a OAS ficará responsável pela contratação dos alunos concluintes do curso de construção predial, na qualidade de jovens aprendizes. O encaminhamento dos mesmos deverá ser feito pela AVSIBAHIA.

Ao final das aulas, os jovens serão estimulados para atuarem como agentes de desenvolvimento comunitário, através da execução de projetos sociais nas suas comunidades de origem. A intenção é, ainda, criar parcerias com associações comunitárias e as escolas estaduais para o acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários.