O projeto de Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), já conta com recursos garantidos para sua aplicação em 2009. Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) autorizou, nesta semana, o financiamento de R$ 1,5 milhão para o Avalie, projeto que visa acompanhar o desempenho dos estudantes nas três séries do ensino médio, para melhorar a educação baiana neste nível de ensino.

A ação do Avalie constitui-se da aplicação em três anos consecutivos, avaliando, em cada ano, estudantes de uma série das escolas estaduais exclusivas de Ensino Médio Regular. Deste modo, no ano de 2008, foram aplicados instrumentos para avaliar cerca de 70 mil estudantes da 1ª série; em 2009, os mesmos alunos, já no 2º ano, serão avaliados; o mesmo ocorrerá em 2010, quando farão a prova os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Em abril, a SEC vai divulgar para os estudantes, escolas e Direc, os resultados da primeira aplicação, efetuada em novembro de 2008, do Avalie. A partir da análise destes resultados será possível desenvolver políticas públicas que melhorem o acesso, permanência e o sucesso dos educandos numa escola de qualidade. O papel da avaliação é diagnosticar a situação atual para propor alternativas que possam melhorar a qualidade da educação.

"É necessário compreender que a avaliação não se restringe à aplicação de instrumentos para medir o conhecimento, mas à execução de processos que possibilitem a identificação e construção das habilidades e competências essenciais a este nível de ensino", explicou a coordenadora de Avaliação da Superintendência de Acompanhamento de Avaliação do Sistema Educacional (Supav), Diana Pipolo.

Além da prova, os alunos responderam a um questionário contextual, que subsidiará as diferentes associações entre o desempenho dos estudantes nas avaliações, com vistas a promover estudos sobre os valores agregados ao rendimento escolar dos estudantes avaliados.

"O foco do trabalho será no progresso do ensino médio. Consideramos a necessidade do processo de avaliação para nos dar indicativos das intervenções necessárias", explica a superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional (Supav), Eni Bastos. Mais uma vez os alunos serão submetidos à prova interdisciplinar, composta de 40 questões objetivas, duas discursivas e um questionário sócio-contextual.

A proposta da SEC é que, ao final do primeiro ciclo, o Avalie seja expandido para as demais escolas de ensino médio. Os resultados da avaliação subsidiarão a Secretaria para dar passos mais seguros no sentido de promover intervenções pedagógicas.

"A finalidade da escola é promover o aprendizado e é nessa perspectiva que estamos trabalhando desde o início da gestão", pontua Eni Bastos. Diferentemente dos demais estados que possuem um sistema de avaliação próprio, a Bahia inova ao realizar uma avaliação interdisciplinar, atendendo a uma exigência da própria diretriz curricular do ensino médio, que traz a interdisciplinaridade contextualizada como princípio pedagógico.