Com o intuito de potencializar ainda mais a candidatura de Salvador para subsede da Copa do Mundo de 2014 no Brasil , o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, reuniu a imprensa baiana, na manhã desta quarta-feira (4), para divulgar a agenda da comitiva, que chega nesta quinta (5), e apresentar um quadro dos números e ações que credenciam a cidade.

“Muitos crêem que Salvador já é uma das 12 cidades que devem sediar jogos da Copa, mas não vemos dessa maneira, pois trata-se de uma conquista. Contamos com a ajuda da imprensa para fazer crescer ainda mais o sentimento de que Salvador pode e deve ser uma das cidades escolhidas”, declarou o assessor geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida.

O diretor geral da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, Raimundo Nonato, informou que, “depois dessa, uma nova comissão virá à capital baiana, com o objetivo de ver como a cidade se mobiliza para receber os jogos”.

Na sua avaliação, conta muito o envolvimento da comunidade. “A principio não temos problema já que a torcida baiana é uma das mais apaixonadas por futebol, mas quanto mais sinergia melhor”, enfatizou o diretor.

Para o jornalista esportivo, Thiago Mastroianni, cobrir a Copa é o sonho de todo profissional e até mesmo por conta das dificuldades nas áreas de segurança e transporte da cidade, acha fundamental o apoio à candidatura. “Temos problemas hoje nessas áreas, mas se a Copa vier para cá não há dúvida que isso deve ser melhorado e em beneficio da cidade”, disse.

Fonte Nova

Em setembro do ano passado, seis empresas de consultoria ofereceram, sem ônus para o Estado, propostas para o novo estádio da Fonte Nova, sendo aprovada a proposta da Setepla Tecnometal.

O novo projeto básico de arquitetura e engenharia já foi apresentado a CBF, junto com garantias complementares do Estado e do Município e a declaração de potenciais investidores.

Pelo projeto, o estádio tem capacidade para 55 mil pessoas e segue todas as exigências da Fifa. Serão reformados os vestiários, reformuladas as arquibancadas (com inclusão de cobertura), modernizados os camarotes e a área de imprensa, e realizadas benfeitorias das áreas de serviço e entorno do estádio como o estacionamento.

Mais além do projeto de estádio, o governo ressaltou ainda os investimentos previstos na área de segurança pública, com concurso, a ser realizado este ano, para contratar mais de três mil policias, e em transporte como com o projeto Via Expressa e a ampliação da segunda pista do aeroporto, que devem estar prontos até 2010.

Quinta-feira (5)

20h5h – Chegada da Comitiva da Fifa/CBF no aeroporto de Salvador. Em seguida, reunião técnica com representantes da Infraero.

21h30 – Governador Jacques Wagner recebe comitiva, em coquetel no Palácio de Ondina.

Sexta-feira (6)

8h – Sobrevôo de 30 minutos pela cidade de Salvador, com participação da equipe técnica, consultor de estádio da Fifa, representantes dos governos estadual e municipal e intérprete.

8h40 – Início da chegada da comitiva da CBF/Fifa ao Estádio de Pituaçu.

9h – Início da reunião técnica no Estádio de Pituaçu, entre a Fifa, representantes das empresas responsáveis pelo projeto da nova Fonte Nova e dos governos estadual e municipal.

10h – Pronunciamento do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Em seguida, a comitiva segue para o aeroporto de Salvador.