O Planserv aumentou a oferta de consultas eletivas em endocrinologia para atender a grande procura por essa especialidade entre os seus beneficiários. Com a criação de Programa de Gerenciamento de Endocrinopatias, foram disponibilizadas 2.025 consultas numa rede integrada por 20 clínicas e hospitais.

A expectativa da coordenação-geral do Planserv é que, com o atual processo de contratação de prestadores de serviços de saúde em todo o estado – por meio do credenciamento –, o número de prestadores nessa especialidade seja ampliado.

Atualmente, o programa envolve a atuação de 12 médicos de clínica geral, que fazem a triagem dos pacientes, 35 endocrinologistas e três nutricionistas.

Segundo a especialista em endocrinologia e auditora médica do Planserv, Lívia Nery Franco Guerreiro Costa, o programa de gerenciamento de endocrinopatias tem como objetivo acompanhar os pacientes com diagnóstico prévio estabelecido por um médico de patologias endócrino-metabólicas como diabetes mellitus, transtornos da tireóide, dislipidemia (elevados teores de gorduras no sangue), transtornos da hipófise, da supra-renal, transtornos das paratireóides, disfunções dos testículos, dos ovários e obesidade.

Os beneficiários da Região Metropolitana de Salvador que não conseguirem marcar consulta na área de endocrinologia devem entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800 56 6066 ou pelo e-mail da Ouvidoria (ouvidoria@planserv.ba.gov.br) e a marcação será providenciada.

Segundo a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, é importante o beneficiário procurar a Ouvidoria após tentar, sem sucesso, contato com clínicas e hospitais, especialmente no caso de consulta com endocrinologista, pois como ocorre na maioria dos planos de saúde, a marcação de consultas deve ser feita diretamente pelo beneficiário. A mudança de procedimento para marcação de consulta ocorreu nesse caso em especial porque há poucos endocrinologistas atuando no estado.

A coordenadora-geral alerta que os pacientes que faltarem às consultas agendadas e não apresentarem uma justificativa, somente terão suas consultas reprogramadas após um intervalo de 90 dias.