Os novos prefeitos e prefeitas de todo o Brasil vão conhecer as políticas de promoção da igualdade racial implementadas na Bahia, pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi). A apresentação será feita durante o painel Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Ações Afirmativas da Igualdade Étnico-Racial e de Gênero, visando a Defesa dos Direitos Humanos. Este painel está programado como atividade paralela do Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas e faz parte do evento 2º Diálogo com os Estados, que acontece nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), em Brasília.

Segundo a superintendente de Promoção da Igualdade Racial da Sepromi, Vanda de Sá Barreto, a Bahia vai apresentar a estratégia definida pela secretaria para implementação das políticas de promoção da igualdade racial no estado. “Focamos nossas ações na articulação da intersetorialidade entre diferentes níveis de governo, visando garantir a transversalidade da dimensão de raça nas políticas públicas, principalmente, a formação de gestores e a promoção de políticas para as populações quilombolas”, explica.

De acordo com a superintendente, em 2008 a Sepromi atuou em 83 das 272 comunidades quilombolas com certificação da Fundação Cultural Palmares (FPC), do Ministério da Cultura. Para maio deste ano, está prevista a realização do Fórum de Gestores/as Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia. O objetivo é implementar estratégias conjuntas que viabilizem estas políticas no âmbito do município, de forma integrada com as diretrizes e planos estadual e nacional nessa área.

Organizado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), o 2º Diálogo com os Estados tem o objetivo de debater sobre a implementação das políticas de promoção da igualdade racial e sua relação com a dinâmica dos estados. A ideia é utilizar as informações coletadas na reunião, cuja organização está também a cargo do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir), para subsidiar o planejamento 2009-2010 da Seppir. Além das políticas estaduais, serão discutidos o Plano Plurianual 2008-2010, a realização da 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) e das versões estaduais e regionais da conferência, a trajetória do Fipir, entre outros temas.