Os 740 internos da Penitenciária Lemos Brito, do Presídio Salvador e do Conjunto Penal Feminino estão participando do projeto Esporte e Lazer nas unidades prisionais de Salvador, implementado por meio de convênio de cooperação firmado entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Faculdade Social da Bahia (FSBA).

Os trabalhos com os internos estão sendo acompanhados pela Coordenação de Estudo e Desenvolvimento da Gestão Penal (Cogiap) da secretaria. Serão 10 meses de atividades esportivas, desenvolvidas duas vezes por semana, em cada módulo das unidades, com aulas de 1h30 de duração.

As atividades são ministradas por 12 pessoas, entre profissionais e estudantes (do 5º ao 8º semestre) da área de Educação Física da faculdade. Os internos serão contemplados com todos os esportes disponíveis no cronograma de atividades (capoeira, basquete, vôlei, futsal, tai chi chuan, handebol, rugby). No Conjunto Penal Feminino terá também ginástica aeróbica.

Em cada módulo haverá um estudante e um profissional para atender os internos. Na sexta-feira (6), representantes da SJCDH se reuniram com os coordenadores e estudantes da FSBA para ouvir do grupo as experiências e saber como o projeto está caminhando.

Segundo a coordenadora de Educação e Cultura da Secretaria da Justiça, Meyre Russi, devido à receptividade positiva que os internos estão tendo, a Cogiap pretende renovar o convênio para que o projeto consiga contemplar o maior número de internos possível. Antes do início das aulas, profissionais da FSBA fizeram visitas técnicas para avaliar a estrutura das unidades e ouviram os internos sobre as suas preferências.