LOCAL: Município de Santaluz, a 259 quilômetros de Salvador no território de identidade do Sisal.
DATA: 03.03.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h45

O QUE É: Inauguração do Colégio Estadual Paulo Freire e entrega de títulos de terra.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

COLÉGIO: A obra beneficiará diversos estudantes do município, que poderão desfrutar do aprendizado nas unidades que mantêm ensinos fundamental e médio, totalizando seis salas de aula e 840 vagas oferecidas. Segue abaixo o detalhamento da obra:

• Salas de aula com mobiliário (cadeiras para os alunos, mesa para o professor e ventilador);
• Sala de informática com mobiliário, 25 microcomputadores, impressoras e scanner;
• Sala de leitura com mobiliário, acervo de 972 livros, globos terrestres e mapas;
• Laboratório de ciências;
• Sala de vídeo com mobiliário, TV 29’, aparelho de DVD, gravador de DVD e aparelho de som;
• Quadra poliesportiva com arquibancada, iluminação e equipamentos para práticas de esportes;
• Área de recreio;
• Diretoria, coordenação, sala de professores, secretaria, arquivo e sanitários;
• Estacionamento.

INVESTIMENTO: O valor total dos investimentos foi de aproximadamente R$ 985,2 mil, sendo 70% do Governo Federal e 30% do Governo do Estado.

TÍTULOS DE TERRA: Serão entregues 91 títulos de terra para o município, totalizando 570 com os que já foram entregues. O município de Queimadas também será beneficiado neste mesmo dia com a entrega de títulos de terra, totalizando 245 com os que já foram entregues.

CDC: Já existem três Centros Digitais de Cidadania no município, sendo que dois deles foram implantados recentemente.

Definição: O CDC é um espaço de conhecimento, entretenimento e prevenção da violência, onde crianças e jovens fazem pesquisas escolares. O centro corresponde a uma sala com 11 computadores, 11 mesas, 22 cadeiras, conexão com internet, quadro de avisos e demais equipamentos. Para cada CDC desenvolve-se um processo de capacitação para o uso adequado dos equipamentos, inclusive com fornecimento de cartilha apropriada e para a gestão do empreendimento. A instalação dos centros faz parte do programa de Inclusão Sociodigital (Pisd), que já recebeu duas premiações: em 2007, o Prêmio Top Social Nordeste e, em 2008, o Prêmio Rede, da revista Rede, de São Paulo, como o melhor programa de inclusão digital empreendido por governos estaduais.

Balanço: Com quatro anos de existência do Programa de inclusão Digital, já foram realizados cerca de 17,7 milhões de atendimentos, beneficiando 581,9 mil usuários. Atualmente, 688 postos estão em funcionamento e 293 estão em fase de implantação. Ao todo, 409 municípios já foram atendidos. O programa busca a inclusão social, por meio da democratização do acesso aos recursos da informática e da internet.

Inclusão digital: De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2007, somente 13% dos baianos têm acesso à internet e, desses, 10,5% possuem computador e conexão com internet, o que permite deduzir que 2,5% utilizam outros meios, a exemplo das Lan Houses. Assim, a Bahia ocupa o 20º lugar entre as unidades da federação em inclusão digital.

SANTALUZ: Com população estimada de 35.029 habitantes e extensão territorial de 1.597 km², tem como principais atividades econômicas a agricultura (mamona, sisal e milho) e a pecuária (criação de ovinos, caprinos e bovinos). A sede municipal de Santaluz se originou, no século passado, de uma estação ferroviária da Leste Brasileiro, obra implantada em local onde havia uma aglomeração de casas, dentro da Fazenda Santa Luzia, no município de Queimadas. Com a inauguração e utilização frequente da estação, formou-se um arraial, sendo edificadas casas residenciais e comerciais. No município existem outras três unidades escolares: Colégio Estadual Necy Novaes, Escola Estadual Hilderico Pinheiro e Escola Estadual Tarcilina Borges de Barros.