As novas instalações da Estação de Piscicultura do Corrente serão entregues até o final de abril, pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). A estação, implantada em 1985, fica na localidade de Porto Novo, município de Santana, a 950 quilômetros de Salvador, no Oeste do estado.

Após definir como prioridades a participação do poder público junto com a comunidade nas ações que possibilitem a geração de emprego e renda para a população menos favorecida da região, o presidente da Bahia pesca, Isaac Albagli, explicou que além das novas instalações da estação de piscicultura, será feito um cadastramento dos atuais piscicultores, identificando as potencialidades para novos cultivos do pescado em cativeiro.

A Estação de Piscicultura de Santana será referencial para toda região Oeste, funcionando como centro de produção e distribuição de alevinos. Além dos 21 viveiros que possui, ganhará outros 12, aumentando sua produção anual de um milhão para 4,5 milhões de alevinos – 2,5 milhões de tilápias e 2 milhões de curimatãs e piaus. A ênfase será dada aos produtores familiares, que receberão, gratuitamente, alevinos para povoamento de açudes, pequenas barragens e aguadas públicas.

Barreiras

Para o presidente da Bahia Pesca, ações como a implementação de cursos de capacitação, a realização de convênios com a prefeitura de Barreiras, possibilitam a organização da cadeia produtiva regional, desenvolvendo a piscicultura de forma mais dinâmica onde as atividades agropecuárias estão mais desenvolvidas. “A rentabilidade alta da piscicultura atrairá muitos produtores”, explicou Albagli.

No evento Seagri Itinerante, ocorrido no início do mês, em Barreiras, a Bahia Pesca, juntamente com todos os demais órgãos integrantes da Secretaria da Agricultura, estive na região realizando visitas a produtores rurais locais. Na ocasião, foram identificadas algumas ações necessárias, como a utilização dos canais de irrigação para abastecimento dos viveiros de piscicultura, maior assistência técnica e melhora das condições para estocagem e aquisição de alevinos pelos piscicultores.