No final de janeiro, cerca de 200 mil metros cúbicos de solo começaram a ser retirados da área destinada à ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos da Bacia do Subaé, em Feira de Santana. Três retroescavadeiras e 30 caçambas estão retirando a terra de uma área de 630 por 90 metros quadrados, próxima à estrada que conduz ao bairro do Limoeiro.

Ali serão construídos quatro disgestores anaeróbios e duas lagoas, estruturas que vão tratar os esgotos coletados das 10.970 novas ligações domiciliares que serão instaladas até agosto de 2010. A ampliação da bacia de esgotamento sanitário do Subaé vai beneficiar cerca de 31 mil pessoas e é mais uma ação do programa Água para Todos no estado, cujo investimento envolve R$ 35 milhões do PAC Saneamento.

Os novos módulos da estação de tratamento terão capacidade para tratar 125 litros de efluente por segundo. Os esgotos coletados pela rede serão conduzidos por tubulações chamadas de linhas de recalque até três estações elevatórias (bombas) que serão construídas nos bairros de Lagoa Salgada e Santa Mônica II.

A ampliação da bacia de esgotamento sanitário do Subaé foi iniciada em junho do ano passado. Em sete meses, toda a rede coletora e os ramais domiciliares, que vão atender os bairros Ponto Central, Brasília, Jomafa e Tomba e o 35° Batalhão de Infantaria, já foram implantados.

Ligações domiciliares começam em março

Em março começa o trabalho de instalação das ligações domiciliares e a previsão é de que no final deste ano esta área já comece a contar com serviço de coleta e destinação adequada de esgotos domésticos.

Nos bairros Santa Mônica II e em parte de Lagoa Salgada ainda falta implantar alguns trechos de rede coletora e ramais domiciliares. A previsão é que os moradores comecem a contar com o serviço em agosto de 2010, quando toda a obra estará concluída.