A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) acaba de conseguir, após exatos 125 dias, a liberação do alvará de construção do Hospital do Subúrbio, o que permite dar andamento às obras.

O projeto gerou muitas especulações e polêmica, pois mesmo apresentando a documentação necessária, ocorreram alguns entraves burocráticos por parte de alguns órgãos municipais, que determinaram o atraso na liberação do documento.

Para o secretário da saúde em exercício, Amauri Santos Teixeira, esta é uma vitória da população do Subúrbio de Salvador, que terá uma unidade de saúde moderna e equipada para lhe atender. "É a maior obra na área da saúde realizada no Subúrbio. Este hospital atenderá uma população superior a um milhão pessoas", comemorou.

Apesar de satisfeita com a liberação das obras, a responsável pela Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Ditec), Mara Souza, acredita que terá que ocorrer um esforço muito grande do estado para que o prazo estabelecido para a entrega do hospital seja cumprido. "Fizemos a nossa parte e cumprimos com o nosso dever, mas a população não pode ser, mais uma vez, prejudicada pela burocracia. Por isso, vamos fazer de tudo para não atrasar", prometeu.

Mara ainda afirmou que, mesmo sem o alvará para a construção, a construtora vencedora da licitação obteve autorização para realizar a terraplanagem do terreno e agora começará imediatamente a segunda etapa das obras.

Serviços

A unidade contará com emergência pediátrica e de adulto, além de 248 leitos, assim distribuídos: 30 de UTI, 30 de Semi-intensivo, 178 leitos clínicos e 10 unidades para queimados. Será equipado ainda com centro cirúrgico, unidade de imagem com RX, tomógrafo, ultrassonografia, endoscopia e eletrocardiograma, laboratório, central de material esterilizado, lavanderia, farmácia centralizada, almoxarifado, cozinha, refeitório e serviço de engenharia clínica.

A conclusão da obra está prevista para março 2010, com investimento previsto de R$ 42 milhões, beneficiando diretamente a população dos bairros do Subúrbio e adjacências, além do atender aos pacientes regulados do interior do estado. A área total do hospital será de 45,5 mil metros quadrados, sendo 19 mil metros quadrados de área construída.