Os 105 novos policiais diplomados, nesta sexta-feira (6), pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia, já começam a trabalhar neste sábado e também vão reforçar a segurança no Carnaval.

Eles são remanescentes da turma que, em dezembro, capacitou 2.947 praças. Outros 157 se formam em março. A maior parte do novo contingente será lotada em Companhias da Região Metropolitana de Salvador.

Todos realizaram estágio operacional por mais 9 meses. Foram mais de mil horas de aulas em disciplinas como Noções de Direito Penal, Relações Interpessoais, Armamento e Técnicas de Abordagem Policial.

Professor de Tiro Policial, o Sargento Cesârio disse que o uso da arma de fogo é o último recurso. “Eles são preparados para usar a arma apenas em combate e quando não é possível uma abordagem por outros meios como o uso de armas não letais ou métodos de imobilização”.

Ele fez questão de acrescentar ainda que muitas vezes a crítica à atuação da polícia não justifica. “Os nossos erros são mostrados muito mais do que nossos acertos. Claro que o acerto é nossa obrigação, mas o erro é baixo em relação ao número de nossas operações”, enfatizou.

O soldado Márcio Ribeiro, 29 anos, que fez o juramento da turma, considerou o curso fundamental e já planeja novos estudos como o de Formação de Oficiais. Na sua avaliação, a confiança da população no trabalho da PM é grande.

“Creio que, às vezes, falta conhecimento sobre as ações da polícia, mas acho que, com a Policia Comunitária e a Ronda nos Bairros, as pessoas passam a confiar ainda mais nos policiais”, acentuou Ribeiro.