Trinta e seis policiais, entre delegados, agentes e escrivães, oito viaturas, e uma unidade policial móvel serão empregados na “Operação Pré-Folia”, que o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) desencadeará no próximo sábado (14), estendendo-se até o dia 24 deste mês. Segundo informou o diretor do DCCP e coordenador da operação, delegado Arthur Gallas, na primeira fase do trabalho será desenvolvida uma série de ações visando combater o roubo de abadás durante o processo de entrega de cerca de 150 mil fantasias no Aeroclube Plaza, na Boca do Rio, e no Centro de Convenções da Bahia, no período que antecede o Carnaval.

Todas as unidades vinculadas ao DCCP, como as Delegacias de Repressão a Furto e Roubo de Veículos (DRFRV), de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Grupo Especial de Repressão a Roubo em Coletivos (GERRC), apoiadas pelo Grupo Visão Noturna, estarão mobilizadas entre 8 horas deste sábado e 20 horas de terça-feira de Carnaval (24) num trabalho de prevenção para inibir ataques a foliões que transportam “abadás”. Além da região do Aeroclube, a ação policial acontecerá em áreas circunvizinhas ao circuito do Carnaval, a exemplo do Centro Histórico e Gamboa, na Avenida Contorno.

Precaução

Apesar das medidas adotadas pela Polícia Civil no sentido de prevenir as ações de assaltantes que costumam agir em dupla, geralmente utilizando motocicleta, o delegado Arthur Gallas recomenda ao folião muita atenção no momento de pegar o abadá, evitando, inclusive, transportá-lo em grande quantidade. “Dirigir-se aos locais de entrega em grupo ou, se possível, solicitar que o abadá seja entregue pelo Correio, são outras dicas que podem dificultar a ação dos assaltantes”, orienta o diretor do DCCP, explicando que procedimentos como auto de prisão em flagrante serão realizados nas delegacias envolvidas na “Operação Pré-Folia”.