Autor de mais de 20 homicídios praticados nos últimos três anos, Erivaldo Lessa Araújo, 20 anos, conhecido como “E.T”, foi apresentado à imprensa pela polícia, nesta segunda-feira (16), depois de ter sido preso por agentes da 11ª Delegacia (11ª CP), no município de Vera Cruz (Ilha de Itaparica).

Líder de uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas, no bairro de Tancredo Neves, Erivaldo será transferido para o Presídio Salvador nos próximos dias, segundo informou a delegada titular da 11ª CP, Márcia Xavier, que participou da apresentação, no auditório da Policia Civil, na Praça da Piedade, ao lado do delegado-chefe, Joselito Bispo da Silva.

A captura de Erivaldo aconteceu em cumprimento a um mandado de prisão, expedido, em setembro do ano passado, pela juíza Delma Margarida Gomes. A quadrilha de “E.T.” é responsável por diversos assaltos em Salvador, inclusive a um policial civil, em 2007.

Com o revólver calibre 44, roubado do policial numa pizzaria, ele praticou a maioria dos seus crimes. Três integrantes da quadrilha de Erivaldo já estão presos na Unidade Especial Diferenciada (UED), no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

Ao ser interrogado, o homicida declarou que depois de matar a tiros suas vítimas, a maioria rivais do tráfico, passava com um carro sobre os corpos que, posteriormente, eram levados para uma área próxima a um hospital, nas imediações do Cabula.

Os policiais da 11ª CP apreenderam com Erivaldo um revólver calibre 44, duas pistolas ponto 40, duas escopetas calibre 12, dois revólveres calibre 38 e uma pistola 9 milímetros. Todas as armas estavam municiadas.

Periculosidade

Erivaldo também declarou ter praticado o primeiro homicídio em junho de 2006, tendo como vítima Édson Barreto dos Santos, integrante de uma família que jurou exterminar, após ter testemunhado, aos 9 anos de idade, o assassinato de um irmão, morto por um parente de Édson. Ednaldo Barreto dos Santos, irmão de Édson, foi executado por Erivaldo, em 2007, ano em que ele também assassinou Gilmar Silva do Rego e Josenilton Ferreira da Conceição.

Em 2008, mais 19 pessoas foram assassinadas por “ET”: Éder Carlos Barreto dos Santos (irmão de Édson e Ednaldo), João Paulo Alves da Silva, Tiago Pinheiro da Conceição, Carlos Soares Miranda, Valdiva de Jesus Silva, Ronaldo da Silva Santos, Genilson Souza dos Santos, Fábio Muniz da Silva, Cleriston Oliveira Santana, Djailson Ferreira da Silva, Gervásio da Silva Melo, Rodrigo Ribeiro Silva, Danilo Cerqueira de Oliveira, Erivelton Santos Jurema, Crispin Assis dos Santos, Cláudio Cícero da Silva, Manoel Joaquim Rocha dos Santos, Ademário Ferreira de Jesus, além de um homem conhecido como “Kikito”.