Mais de 10 homicídios, seguidos de mutilações e queima dos corpos das vítimas, são atribuídos a uma quadrilha desarticulada na madrugada desta sexta-feira (13), na localidade Baixa do Cacau, em São Caetano, por equipes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Civil (DCCP). O acusado de liderar o bando ,de prenome Fábio, um comparsa conhecido como Samuel ou ‘Deli’ e um terceiro homem ainda não identificado morreram durante um confronto com os policiais, que conseguiram capturar outros 11 integrantes.

Em cinco imóveis ocupados pelo grupo na Rua Mamarama, na Baixa do Cacau, policiais do DCCP, das delegacias de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) e de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) e do Centro de Operações Especiais (COE) apreenderam 568 pedras de crack prontas para consumo, 108 gramas da mesma droga, uma metralhadora , duas pistolas – uma de 9 mm e outra ponto 40, de uso restrito da polícia – dois revólveres, uma balança de precisão e certa quantia em dinheiro. Foi apreendida ainda uma faca usada pelos bandidos para remover os olhos de algumas vitimas, a maioria delas usuários de drogas e membros de quadrilhas rivais.

No auditório da Polícia Civil, na Praça da Piedade, o delegado chefe, Joselito Bispo da Silva, e o diretor do DCCP, delegado Arthur Gallas, apresentaram à imprensa, às 11 horas, todo o material apreendido com a quadrilha, além dos seguintes integrantes: Francisley Nascimento dos Santos, Gilmar Santos de Araújo, Anderson Araújo dos Santos, Jorge Rogério Nascimento dos Santos (Nan), Elaine Dantas de Alcântara, Jamile Moreira Gonçalves Santos, Evandro Lima Santana, Felipe Belém dos Santos e o taxista Charles José Lima dos Santos, que fazia o transporte das drogas.

Grávida, a mulher do traficante ‘Nan’, Adriana Assunção dos Anjos, também capturada durante a Operação Vassoura de Bruxa, foi encaminhada para a Maternidade Tsyla Balbino, na Baixa de Quintas. A adolescente de iniciais A.C.S.S. , de 14 anos, foi apreendida em companhia da quadrilha que, de acordo o delegado Arthur Gallas, vinha sendo investigada desde outubro do ano passado.

Chacinas

A operação da Polícia Civil na Baixa do Cacau envolveu 20 equipes da instituição, num total de 80 policiais. Segundo Arthur Gallas, a quadrilha liderada por Fábio tinha ligações com o bando dos traficantes Cláudio Campanha e ‘Aladim’, ambos presos no ano passado, e com o grupo do traficante César Lobão, que está foragido. Essa quadrilha desarticulada em São Caetano também teve participação, segundo apurou a polícia, nas chacinas ocorridas no Alto das Pombas e no Calabar, no ano passado.