O embarque e desembarque de passageiros na Estação Rodoviária de Salvador voltou à normalidade a partir das 15 horas desta quinta-feira (12), depois de um paralisação iniciada às 4h, promovida pelo Sindicato dos Rodoviários. Em uma reunião na Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), os rodoviários chegaram a um acordo com os empresários em relação ao pagamento de débitos trabalhistas e reivindicaram da Agerba que o combate ao transporte clandestino fosse intensificado visando a abertura de mais postos de trabalho nas empresas que operam no setor.

“A relação de trabalho entre empregado e empregador é uma relação privada e a Agerba não tem como interferir. Nossa participação foi somente para ajudar as negociações visando uma solução para o impasse, já que a população não poderia continuar sendo prejudicada”, explicou o diretor-executivo da agência, Antônio Lomanto Netto. Ele informou que o Governo do Estado está fazendo a sua parte para o fortalecimento do setor de transporte como forma de promover a geração de emprego.

De acordo com Lomanto, em dois anos da atual gestão, a Agerba já promoveu quase 200 licitações de linhas de ônibus, contra 30 do período de 1998 a 2006. “Cada ônibus rodando emprega quatro pessoas e a licitação dessas linhas provocou sem dúvida a abertura de mais postos de trabalho. A agência está cumprindo o seu papel institucional de melhorar a qualidade do transporte para a população, de trabalhar pela renovação da frota de ônibus do intermunicipal e de atuar como mediadora de conflitos”.

O sistema de intermunicipal responde pelo transporte de 10 milhões de passageiros/mês e é operado por 54 empresas, que geram 10 mil empregos diretos e 40 mil indiretos. Do total de empregos, 60% são de motoristas e cobradores.