LOCAL: Expo Center Norte, São Paulo.
DATA: 11.02.09 (quarta-feira)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: Solenidade de Abertura do 15° Workshop CVC.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

SOLENIDADE: Contará com a participação do ministro do Turismo, Luiz Barretto, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e do governador da Bahia, Jaques Wagner.

WORKSHOP: Acontece entre os dias 11 e 12 deste mês, reunindo mais de 500 expositores nacionais e internacionais, entre secretarias de turismo, redes hoteleiras, companhias aéreas, empresas de passeios e receptivos, dentre outros. Com o tema Cores e sabores do Brasil e do mundo, o evento tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma viagem pelo folclore, culinária, danças e tradições pelo globo, permitindo a total integração e interação das pessoas, para que desperte neles a vontade de conhecer, provar e recomendar as belezas e delicias de cada local.

CVC TURISMO: Opera no mercado brasileiro há 37 anos com viagens aéreas, marítimas e terrestres, para 80 diferentes destinos, por meio de 770 produtos nacionais e internacionais. Em mais de três décadas de atuação, transportou mais de 12 milhões de passageiros em viagens domésticas e internacionais. Nascida em Santo André (SP), a CVC é hoje a maior operadora de turismo da América Latina e a maior do Brasil em número de fretamentos aéreos – 5.400 em 2008. Além disso, a empresa conta com mais de 8 mil agentes de viagens espalhados por todo o país e possui 300 lojas fidelizadas em 27 estados brasileiros, estando presente também na Argentina, Chile, Uruguai e França.

AÇÕES: Com o objetivo de oferecer ao turista lazer, segurança e novas opções de serviço, além de divulgar a importância do estado para outros países, o Governo da Bahia tem investido em diversas ações. Seguem abaixo algumas iniciativas: 

Projeto Espicha Verão: Com objetivo de prolongar a permanência dos turistas em Salvador, o projeto transforma o Porto da Barra em área de lazer e entretenimento, com a programação Praia 24 Horas. Diversas atividades culturais e esportivas serão realizadas no Porto da Barra com a finalidade de atrair e garantir a permanência do turista na cidade, nos três sábados posteriores ao carnaval (07, 14, 21). Repetindo o sucesso do ano passado, grandes nomes da música da Bahia, grupos folclóricos, praça das artes, artesanato, cinema itinerante e concurso de caldos prometem um resgate da cultura popular, com tarifas hoteleiras e aéreas mais baratas. 

Disque Bahia Turismo: Em setembro de 2008, o Governo do Estado inaugurou o Disque Bahia Turismo, um serviço de call center pelo qual o visitante, ou qualquer cidadão baiano, tem acesso a informações em português, inglês e espanhol sobre todas as 11 zonas turísticas da Bahia. Integra o rol de ações do Serviço de Informação ao Turista (Sintur) e pode ser acessado durante as 24 horas do dia pelo telefone 3103-3103. 

Festas populares e eventos: Os festejos de São João, na capital e no interior, receberam investimentos de R$ 9 milhões. Além disso, houve a realização de eventos nacionais e internacionais, como Rali dos Sertões, Campeonato Internacional de Surfe (em Itacaré e Praia do Forte), Festa da Boa Morte e festivais de inverno de Lençóis e Vitória da Conquista. 

Comunicação: No âmbito da comunicação social, houve o lançamento da revista “Viver Bahia” e a reformulação do portal: www.bahia.com.br, da internet. Além disso, foi lançado um site para os festejos de São João: www.saojoaobahia.com.br. 

Centro de Convenções: A reestruturação administrativa dos centros de Convenções de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, significou a redução de 70% dos custos de manutenção em Porto Seguro e de 50% no déficit financeiro do Centro de Salvador. 

Nova operação: Em outubro de 2008, uma nova operação aérea passou a funcionar no estado. Resultado do trabalho de captação de voos do governo estadual, a operação diária Salvador/São Paulo da Webjet atenderá a demanda do trade turístico baiano e do mercado corporativo. 

Prodetur: Através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), foram aplicados R$ 86,4 milhões no biênio 2007-2008. Entre as obras em execução estão a estrada Camumu-Itacaré e a ponte sobre o Rio de Contas, nas quais estão sendo investidos de R$ 104 milhões e o Sistema de Esgotamento Sanitário, Urbanização e Drenagem de Imbassaí, com investimento de R$ 7,5 milhões. Em Salvador estão sendo aplicados R$ 25 milhões para revitalizar a orla marítima e recuperar o patrimônio histórico. 

Voos internacionais: A Bahia possui 29 voos internacionais regulares provenientes de Buenos Aires, Miami, Frankfurt, Madri, Lisboa e Paris. Além destes, também possui novos voos charters provenientes de Milão, Porto (Portugal), Córdoba (Argentina) e Madri. 

Qualificação: Para fortalecer a marca “Bahia”, o projeto “A Bahia é Muito mais Verão” investiu R$ 1,1 milhão na qualificação de 5.700 pessoas (entre policiais militares, taxistas, baianas de acarajé, barraqueiros e ambulantes). No interior, foi iniciada também a qualificação de 1.200 jovens, com idade entre 16 e 24 anos, residentes no entorno rural das zonas turísticas, em 22 municípios. Os recursos foram repassados pelo Governo Federal, no Projeto Consórcio Social da Juventude Rural. 

Enoturismo: Lançado em outubro de 2008, o programa objetiva atrair um fluxo contínuo de turistas que possa fomentar o desenvolvimento na região dos Lagos do São Francisco por meio do Roteiro do Vinho Nordestino. Para tanto, o Governo do Estado fará um amplo trabalho de divulgação nos mercados nacional e internacional. Com o Turismo do Vinho as pessoas poderão aprender um pouco mais sobre a cultura da bebida, a partir de visitas guiadas às unidades de produção, e da região, rica em atrativos. Além disso, a diversificação do segmento turístico levará novas alternativas econômicas para a comunidade do local, beneficiando toda uma cadeia produtiva, pois a visitação gera empregos, implantação de novas pousadas e hotéis, aumento do número de vôos e rotas rodoviárias, produção artesanal, melhorias urbanas, atração de eventos, aumento de escolas e faculdades, entre outros benefícios. A expectativa inicial é que com o novo produto o número de visitantes na região aumente para 5 mil por mês.

Desenvolvimento do Litoral Norte: Em setembro de 2008, o governo baiano assinou um protocolo de intenções com a Prima Empreendimentos Inovadores para a implantação do Plano Grande Baixio, um empreendimento turístico no litoral norte da Bahia que prevê investimento total de R$ 13,6 bilhões ao longo dos próximos 40 anos. Alguns dos pontos fortes do projeto são os aspectos sociais, econômicos e ambientais para que seja um exemplo de sustentabilidade turística. Em área de 6,3 mil hectares, com aproximadamente 14 quilômetros de praia, o plano prevê a implantação de empreendimentos hoteleiros, residências turísticas e de serviços, três campos de golfe, áreas de serviços e lazer à beira mar e áreas comerciais, esporte e lazer, cultura e entretenimento.

Serviços: Dois importantes serviços voltados para qualificação do setor turístico foram inaugurados no final de 2007: O Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais de Turismo (Sintur) e o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). O primeiro, além de disponibilizar informações relacionadas ao turismo, oferece capacitação para profissionais do setor. Já o segundo, concentra em um único lugar diversos tipos de informação. Em postos montados em lugares estratégicos, o turista encontra informações sobre hospedagens, atrações turísticas, restaurantes, eventos em geral, passagens aéreas, terrestres e via ferry-boat, entre outras.

Turismo Étnico Afro: O Governo do Estado lançou em 2007 o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, que tem como objetivo atrair mais visitantes, sobretudo os afro-descendentes norte-americanos, para a Bahia, aproximando-os de sítios e manifestações culturais vinculados às suas origens. O projeto visa difundir o conceito desse segmento, além de pesquisar e coletar dados que contribuam para a elaboração de políticas públicas e modelos de gestão. A criação por parte do governo baiano de um projeto direcionado ao segmento do turismo étnico foi tão bem aceita, que a iniciativa foi adotada nacionalmente pelo Ministério do Turismo.

Destino Bahia: A promoção do “Destino Bahia” foi intensificada por meio da participação em grandes feiras e eventos. Até 2008, foram investidos R$ 2 milhões da promoção no mercado internacional e mais R$ 3 milhões no mercado nacional. Em publicidade, material promocional, promoções de eventos e desenvolvimento de novos produtos turísticos, foram investidos R$ 17,5 milhões.