Salvador será palco, em setembro do próximo ano, do Congresso Mundial de Odontologia. A confirmação foi feita pelo presidente eleito da Federação Dental Internacional (FDI), o brasileiro Roberto Vianna, durante reunião com o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, e a presidente da Bahiatursa, Emília Silva.

Na pauta do encontro, Vianna, que estava acompanhado de representantes de entidades que representam os dentistas no Brasil e na Bahia, definiu alguns ajustes com as autoridades baianas para a realização do evento mundial no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Eles receberam de Leonelli e de Emília a garantia da execução de serviços de melhorias estruturais no local que vai abrigar o evento.

Segundo o secretário, uma das principais melhorias no equipamento, a climatização, já conta com recursos de R$ 6 milhões, oriundos do Ministério do Turismo. “O dinheiro já está em caixa e agora vamos licitar para em seguida executar a obra”, afirmou.

Já a presidente da Bahiatursa destacou que alguns serviços já foram realizados no prédio, como a substituição de quatro elevadores e a implantação de um novo auditório com capacidade para 400 pessoas. “Além disso, vamos reformar as escadas rolantes. Também contratamos uma empresa que realizou um diagnóstico para que adotemos medidas a curto, médio e longo prazos”, disse.

O evento deve reunir em Salvador 20 mil pessoas de todo o mundo, entre odontólogos e profissionais que atuam com higiene bucal. “Um dos fatores que pesaram a nosso favor para vencermos concorrentes como São Paulo, por exemplo, foi o aumento do número de vôos internacionais para Salvador, além da linha da American Air Lines para Miami”, informou o presidente da Associação Brasileira de Odontologia/Seção Bahia (ABO/BA), Delcik Dultra.

Ele também acredita que as belezas naturais da cidade e a imagem do estado no exterior contribuíram para a realização do evento na Bahia.

Turismo de negócios em expansão

Dados do Convention Bureau revelam que a capital baiana é a terceira no Brasil em turismo de negócios, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. A superintendente da entidade, Silvana Gomes, disse que em 2007 houve um crescimento de 60% no setor e que 90 eventos já foram confirmados para a capital baiana nos próximos quatro anos, com a atração de aproximadamente 100 mil pessoas.

Ela afirmou que o turismo de negócios também é um importante vetor de aquecimento da economia local. “Durante um encontro como este de odontologia, que no caso de Salvador ocorrerá num período de baixa estação, há um bom movimento na ocupação hoteleira, locação de veículos, freqüência em restaurantes, comércio e procura de serviços como táxi, entre outros”, explicou.

Silvana ressaltou que um visitante classificado como turista de negócios gasta, em média, três vezes mais que uma pessoa que vem à cidade a lazer. O lançamento do encontro, que será realizado na Bahia em 2010, será feito na edição deste ano do evento, que acontece em setembro, em Cingapura.