Estão abertas até o próximo dia 13 de abril as inscrições para apresentação de trabalhos em administração pública no 14º Congresso Internacional do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), que este ano acontece em Salvador, no mês de outubro. O encontro, que vai debater experiências e pesquisas sobre Reforma do Estado e da Administração Pública, será coordenado pelo Clad, em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Administração (Saeb).

Promovido anualmente em países ibero-americanos, o Congresso já se consolidou como um dos maiores do gênero na região. Na edição 2009, os interessados em apresentar trabalhos podem propor painéis, agrupando quatro ou cinco palestras inéditas através do preenchimento, até o dia 13 de abril, de um formulário disponível no site www.clad.org.ve . Já os trabalhos completos serão recebidos pela Secretaria Geral do Clad até o dia 24 de julho.

A seleção das propostas de painéis será realizada pelo Comitê Acadêmico do Clad e pelos coordenadores das sete áreas temáticas. Os trabalhos a serem apresentados no Congresso são agrupados em painéis, cujas propostas devem ser relacionadas a alguma das sete áreas temáticas.

A abertura do XIV Congresso Internacional do CLAD sobre Reforma do Estado e da Administração Pública será realizada no dia 27 de outubro, às 19h. Nos dias 28, 29 e 30 de outubro acontecem as conferências plenárias e os painéis. Durante o Congresso também estão previstas reuniões especiais e apresentações de livros editados em 2009.

Os congressos contam com a presença de presidentes, ministros e secretários Estado, além de parlamentares, pesquisadores, professores, estudantes, consultores e funcionários públicos. Em 2008, o Congresso do Clad aconteceu em Buenos Aires (Argentina) e contou com cerca de 1.800 participantes. A primeira edição do Congresso aconteceu em 1996, no Rio de Janeiro. Já foram realizadas edições em cidades como Madri, Lisboa, Santiago, Santo Domingo e Guatemala. Mais informações no endereço: www.clad.org.ve/congreso-clad .

Painéis

  • Capacidades para governar o futuro através do processo de formação das políticas públicas;
  • Enfoque interdisciplinar e coordenação intersetorial na gestão de uma administração pública complexa;
  • Em busca da excelência no serviço público através da gestão da qualidade e da gestão de resultados para o desenvolvimento;
  • Mérito profissional e flexibilidade de gestão nos sistemas de função pública/serviço civil;
  • Formação de dirigentes e funcionários públicos que busque o êxito da ação de governo;
  • Valores, normas e instrumentos da ética pública para garantir a boa governança na região ibero-americana e governo eletrônico para a participação popular e a gestão para o desenvolvimento.