Metas nas áreas da defesa sanitária, animal e vegetal e de inspeção de produtos animais e administrativo-financeira foram traçadas para o primeiro semestre deste ano no 1º Encontro Anual de Diretores e Coordenadores Regionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão da Secretaria da Agricultura (Seagri), que também iniciou as comemorações dos seus dez anos. O evento aconteceu na última quinta-feira (12) e terminou na sexta (13).

Para o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, é importante a Adab ampliar a sua atuação como educadora para conscientizar a população a consumir alimentos de origem animal e vegetal inspecionados. “O desafio é ampliar as parcerias com as prefeituras. Essa é uma ação de Estado, sendo indispensável a união dos municípios e das suas respectivas secretarias de Agricultura”, afirmou.

Na ocasião, o diretor-geral da Adab, Cássio Peixoto, disse que no governo federal o Ministério da Agricultura foi reestruturado tanto institucionalmente quanto pragmaticamente, alterando em definitivo o seu foco de atuação, priorizando a saúde animal e vegetal. “A Bahia está se modernizando na defesa agropecuária e a Adab é uma engrenagem fundamental dentro dessa máquina, que busca melhorar a qualidade de vida da população”, explicou.

Para Muniz, a Adab tem várias atribuições, “mas a de fiscalizar é a mais difícil. São mais de 11 milhões de cabeças. Não podemos facilitar com um só animal que possa contaminar outros, ou de uma muda que possa contaminar toda a região”.

Estratégias da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que começa em maio, e demais programas da agência foram apresentados no encontro. Um selo comemorativo aos dez anos da Adab foi lançado em parceria com a Empresa de Correios e Telegráficos (ECT) e também o site institucional, uma nova ferramenta de comunicação da agência.

Assinatura de convênios

Um convênio foi assinado com a Polícia Militar pela Seagri e a Adab para apoiar as ações de fiscalização, que vai contar com a presença de dois PMs em cada posto da agência.

A Adab possui 15 coordenadorias regionais, 71 gerências regionais e 346 escritórios locais, totalizando 432 municípios com suas unidades regionais descentralizadas. Um outro convênio foi assinado com o Fundo de Apoio à Agropecuária do Estado da Bahia (Fundap).

Assegurar o desenvolvimento de uma agropecuária competitiva, através da inspeção e controle da saúde dos animais e vegetais, garantindo a melhoria do meio ambiente e proteção aos consumidores, plataformas de trabalho, barreiras sanitárias e o surgimento da Adab foram alguns dos temas discutidos no encontro.

Além da palestra do diretor-geral do Instituto Mineiro Agropecuário (IMA), Altino Rodrigues Neto, sobre o Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro) do seu estado, foi exibido o filme Fronteiras da Qualidade e aconteceu uma homenagem aos funcionários de diversas áreas da Adab, que receberam menções honrosas.