Depois do sucesso obtido na região Oeste da Bahia, o projeto Seagri Itinerante será realizado, desta terça-feira (31) até sexta-feira (3), em Juazeiro, alcançando 19 municípios dos Territórios de Identidade do Sertão do São Francisco e do Piemonte Norte do Itapicuru. “Desta vez, além de transferir toda a secretaria para a região Norte do Estado, estamos criando a oportunidade para que os produtores e os agricultores familiares discutam seus problemas e necessidades com os técnicos da Secretaria da Agricultura e com os agentes financeiros”, disse o secretário Roberto Muniz.

Ele informou que o superintendente estadual do Banco do Brasil, (BB), Rodrigo Santos Nogueira, o superintendente estadual da Bahia do Banco do Nordeste, (BNB), Nilo Meira Filho, e o diretor Paulo Sérgio Ferraro, e a superintendente da Conab/Bahia, Rose Pondé, foram convidados e confirmaram participação na Seagri Itinerante.

“Esta iniciativa é histórica, é um fato inédito”, declarou o presidente da Câmara de Fruticultura do Vale do São Francisco, Ivan Pinto da Costa, considerando da maior importância a presença da Secretaria da Agricultura no Norte do estado. “A Seagri já vem dando apoio aos fruticultores e agricultores da região, mas o projeto Itinerante mostra que existe o Estado e reforça o apoio da Seagri não só à fruticultura empresarial, mas também à agricultura familiar”, afirma. Ele considera que esta é uma ótima oportunidade para discutir, avaliar e repensar a agricultura na região.

A Seagri Itinerante é um projeto criado pela Secretaria da Agricultura com o objetivo de conhecer as dificuldades de cada região e município baiano, e fazer com que o produtor sinta mais de perto a presença do Estado.

Nesta edição, acontecerão grandes reuniões em Senhor do Bonfim e Juazeiro, de todos os superintendentes e dirigentes das unidades ligadas à Seagri, (EBDA, Adab, Bahia Pesca e CDA), com lideranças e representantes das cadeias produtivas, (fruticultura, apicultura, piscicultura, pecuária, agricultura de sequeiro, agricultura irrigada e indústrias), visando identificar as dificuldades regionais e debater as possíveis soluções. Destas reuniões sairão pautas para as audiências com o secretário Roberto Muniz, programadas para os dias 2 e 3 de abril.

A programação da Seagri Itinerante em Juazeiro prevê visitas à Biofábrica Moscamed do Brasil e a unidades produtivas de agricultores familiares, assinaturas de termos de compromissos para proteção fitossanitária do Vale do São Francisco, e entrega de caprinos/ovinos a agricultores familiares.