Publicada em 21/03/2009 – 13:20
Atualizada em 23/03/2009 – 13:15

Emissão de carteira de identidade e certidão de nascimento, atendimento clínico, odontológico, ginecológico e pediátrico, vacinação, entrega de medicamentos e assistência jurídica foram alguns dos serviços prestados pelo “Mutirão da Cidadania”, no Quilombo da Lagoa, comunidade de Alto de Coutos, subúrbio de Salvador, nestes sábado e domingo (21 e 22).

A ação social foi promovida pelo governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com apoio de mais dez secretarias. O mutirão aconteceu na comunidade do Quilombo da Lagoa, por ser uma área que apresenta um déficit habitacional elevado, onde pessoas sobrevivem em moradias precárias, sem infra-estrutura e saneamento básico.

Para o secretário da Sedur, Afonso Florence, o “Mutirão da Cidadania” responde ao conceito de moradia digna, que está inserido numa ampla política habitacional. “Não se resume, apenas, à construção de casas, mas também ao atendimento básico das condições de vida de uma comunidade, enfatizou”.

Cultura, lazer e serviços

Desde o início da manhã de sábado era grande a movimentação no SAC móvel, instalado no campo de futebol do Quilombo da Lagoa. A dona-de-casa Maria Antônia da Cruz, 58 anos, foi retirar a segunda via da carteira de identidade que havia perdido. “Estou feliz porque consegui tirar meu documento, agora vou poder dar entrada na minha aposentadoria. Não tenho dinheiro nem para pegar transporte, quanto mais pagar R$ 20,00 na identidade”.

A fila era grande também no stand das Voluntárias Sociais, onde foi distribuída sopa e ministrada palestra sobre planejamento familiar. Elaine Bonfin, 22 anos, mãe de três filhos, não perdeu a oportunidade. “Até que enfim lembraram do povo da Lagoa, estou adorando este mutirão. Já fui no dentista, tô tomando sopa, mais tarde vou levar meu caçula no pediatra, disse”.

Preservativos, remédios para diabetes, pressão alta e antibióticos, foram distribuídos gratuitamente no stand da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). As pessoas também puderam contar com serviços de aferição de pressão.

No posto do Núcleo de Direitos Humanos – da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – a população era orientada sobre seus direitos, informada sobre documentação civil básica, além de poder fazer denúncias de violação de direitos.

Exposição de artesanato feito com material reciclável, foi o destaque do stand da Secretaria do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte (Setre). A produção dos objetos é fruto do empreendedorismo das cooperativas e associações inseridas no projeto “Economia Solidária” da Setre.

A população do Quilombo da Lagoa, também pôde desfrutar, dentro da programação, dos benefícios da massoterapia, oferecida pelo stand da Secretaria de Segurança Pública. Além disso houve apresentação da banda de música da Polícia militar, show circense, roda de capoeira e samba de roda.