Seis mil pratos de sopa foram distribuídos para os moradores da Lagoa da Paixão, no bairro de Coutos, nestes sábado e domingo (21 e 22), durante o “Mutirão da Cidadania”. O programa “Nossa Sopa” fez parte das atividades realizadas no evento pelas Voluntárias Sociais da Bahia.

Nos dois dias, a sopa começou a ser distribuída às 11h, quando crianças e adultos formaram filas para experimentar. Jeferson Santos, 12 anos, após ter tomado três pratos, comentou: “eita sopa gostosa, maravilhosa, hoje ainda não tinha comido nada, vou tomar mais um”. Já Manuela Santos, grávida de dois meses, também experimentou e ainda trouxe uma panela para levar pra casa.

A equipe das Voluntárias, composta por assistente social, enfermeira e ginecologista, orientava as pessoas que chegavam ao stand. Já no programa “Melhoria da Saúde Materna e Neonatal”, foram cadastradas 17 gestantes, que na próxima semana vão receber orientações e enxovais. Na área de saúde sexual e reprodutiva, além do atendimento individual pela médica ginecologista, todos os adultos receberam preservativos.

Uma atividade também importante foi a orientação sobre o combate ao mosquito da dengue, com distribuição de panfletos contendo informações de como evitar a proliferação do aedes aegypti.

O Mutirão da Cidadania foi uma ação coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que contou com a participação integrada de todas as Secretarias de Estado, em um esforço conjunto para amenizar os problemas e incluir a comunidade do local no Projeto de Revitalização Urbana.

Os moradores tiveram acesso aos atendimentos médico-odontológico, emissão de carteira de identidade, matrícula em cursos de alfabetização para adultos, formação profissional, oficina de educação ambiental, oficinas de artes, assistência jurídica e psicológica, além de barracas com variedades de artesanatos.