LOCAL: Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió (Alagoas).
DATA: 31.03.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 14h30

O QUE É: 1º Fórum para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste – Fórum Nordeste. Antes do fórum, haverá um almoço de boas vindas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

FÓRUM: Contará com a participação dos governadores do Nordeste e diversos ministros e autoridades do Governo Federal para discutirem alguns dos principais problemas que limitam o crescimento do Nordeste brasileiro, em especial a acessibilidade aérea, o conflito de competência para o licenciamento ambiental, a infraestrutura turística e a promoção da região no exterior. A intenção com a participação dos ministros é mostrar de perto a realidade nordestina nos segmentos imobiliário e turístico. Esta é a primeira vez que governadores e ministros discutem essa temática junto com o setor do Nordeste. O evento é integrante do Nordeste Invest 2009.

NORDESTE INVEST: Acontece entre os dias 31 de março e 2 de abril, reunindo importantes nomes dos setores imobiliário e turístico do Brasil e da Europa no Centro de Convenções de Maceió. O Nordeste Invest proporciona aos empresários e investidores um melhor conhecimento do mercado, suas perspectivas e oportunidades, além de favorecer a ampliação das redes de relacionamento e a realização de grandes negócios. Promovido pela primeira vez em 2006, o evento se tornou o encontro mais importante de investimentos turísticos e imobiliários do Brasil. Em 2007, reuniu mais de 900 executivos do país e do exterior, tornando-se referência como porta de entrada para os investimentos nestes segmentos no Nordeste brasileiro. O evento este ano terá uma programação diversificada que inclui conferência, salão de exposições e rodada de negócios. A programação completa pode ser encontrada no site: http://www.nordesteinvest.com/ProgramacaoNI2009.pdf.

AÇÕES: Seguem abaixo algumas iniciativas do Governo do Estado da Bahia no segmento turístico:

• Disque Bahia Turismo: É um serviço de call center pelo qual o visitante, ou qualquer cidadão baiano, tem acesso a informações em português, inglês e espanhol sobre todas as 11 zonas turísticas da Bahia. Integra o rol de ações do Serviço de Informação ao Turista (Sintur) e pode ser acessado durante as 24 horas do dia pelo telefone 3103-3103.

• São João: Os festejos de São João, na capital e no interior, receberam investimentos de R$ 9 milhões. Além disso, foi lançado um site para os festejos: www.saojoaobahia.com.br. Houve também a realização de eventos nacionais e internacionais, como Rali dos Sertões, Campeonato Internacional de Surfe (em Itacaré e Praia do Forte), Festa da Boa Morte e festivais de inverno de Lençóis e Vitória da Conquista.

• Comunicação: No âmbito da comunicação social, houve o lançamento da revista “Viver Bahia” e a reformulação do portal: www.bahia.com.br, da internet.

• Centro de Convenções: A reestruturação administrativa dos centros de convenções de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, significou a redução de 70% dos custos de manutenção em Porto Seguro e de 50% no déficit financeiro do Centro de Salvador.

• Novo voo: Em outubro de 2008, um novo voo passou a funcionar no estado. Resultado do trabalho de captação de voos do governo estadual, a operação diária Salvador/São Paulo da Webjet atenderá a demanda do trade turístico baiano e do mercado corporativo.

• Prodetur: Através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), foram aplicados R$ 86,4 milhões no biênio 2007-2008. Entre as obras em execução estão a estrada Camumu-Itacaré e a ponte sobre o Rio de Contas, nas quais estão sendo investidos de R$ 104 milhões e o Sistema de Esgotamento Sanitário, Urbanização e Drenagem de Imbassaí, com investimento de R$ 7,5 milhões. Em Salvador estão sendo aplicados R$ 25 milhões para revitalizar a orla marítima e recuperar o patrimônio histórico.

•Voos internacionais: A Bahia possui 29 voos internacionais regulares provenientes de Buenos Aires, Miami, Frankfurt, Madri, Lisboa e Paris. Além destes, também possui novos voos charters provenientes de Milão, Porto (Portugal), Córdoba (Argentina) e Madri.

• Qualificação: Para fortalecer a marca “Bahia”, o projeto “A Bahia é Muito mais Verão” investiu R$ 1,1 milhão na qualificação de 5,7 mil pessoas (entre policiais militares, taxistas, baianas de acarajé, barraqueiros e ambulantes). No interior, foi iniciada também a qualificação de 1,2 mil jovens, com idade entre 16 e 24 anos, residentes no entorno rural das zonas turísticas, em 22 municípios. Os recursos foram repassados pelo Governo Federal, no Projeto Consórcio Social da Juventude Rural.

• Enoturismo: Lançado em outubro de 2008, o programa objetiva atrair um fluxo contínuo de turistas que possa fomentar o desenvolvimento na região dos Lagos do São Francisco por meio do Roteiro do Vinho Nordestino. Para tanto, o Governo do Estado faz um trabalho de divulgação nos mercados nacional e internacional. Com o Turismo do Vinho as pessoas poderão aprender um pouco mais sobre a cultura da bebida, a partir de visitas guiadas às unidades de produção, e da região, rica em atrativos. Além disso, a diversificação do segmento turístico levará novas alternativas econômicas para a comunidade do local, beneficiando toda uma cadeia produtiva, pois a visitação gera empregos, implantação de novas pousadas e hotéis, aumento do número de voos e rotas rodoviárias, produção artesanal, melhorias urbanas, atração de eventos, aumento de escolas e faculdades, entre outros benefícios. A expectativa inicial é que com o novo produto o número de visitantes na região aumente para 5 mil por mês.

• Desenvolvimento do Litoral Norte: O governo baiano assinou um protocolo de intenções com a Prima Empreendimentos Inovadores para a implantação do Plano Grande Baixio, um empreendimento turístico no litoral norte da Bahia que prevê investimento total de R$ 13,6 bilhões ao longo dos próximos 40 anos. Alguns dos pontos fortes do projeto são os aspectos sociais, econômicos e ambientais para que seja um exemplo de sustentabilidade turística. Em área de 6,3 mil hectares, com aproximadamente 14 quilômetros de praia, o plano prevê a implantação de empreendimentos hoteleiros, residências turísticas e de serviços, três campos de golfe, áreas de serviços e lazer à beira mar e áreas comerciais, esporte e lazer, cultura e entretenimento.

• Turismo Étnico Afro: O Governo do Estado lançou em 2007 o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, que tem como objetivo atrair mais visitantes, sobretudo os afro-descendentes norte-americanos, para a Bahia, aproximando-os de sítios e manifestações culturais vinculados às suas origens. O projeto visa difundir o conceito desse segmento, além de pesquisar e coletar dados que contribuam para a elaboração de políticas públicas e modelos de gestão. A criação por parte do governo baiano de um projeto direcionado ao segmento do turismo étnico foi tão bem aceita, que a iniciativa foi adotada nacionalmente pelo Ministério do Turismo.

• Destino Bahia: A promoção do “Destino Bahia” foi intensificada por meio da participação em grandes feiras e eventos.