LOCAL: Centro de Convenções, Avenida Simon Bolivar, s/nº, em Salvador.
DATA: 24.03.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: Abertura da I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional. Na ocasião, será assinado o termo pela redução das desigualdades.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: Acontece entre os dias 24 e 27 deste mês, reunindo representantes do governo federal e estadual, prefeituras, agências nacionais e regionais, entidades da sociedade civil, organismos internacionais, fundações, universidades e fóruns de todo o país. Considerado um dos maiores encontros de ações de desenvolvimento regional no país, o evento é coordenado pela Secretaria de Programas Regionais (SPR), com apoio da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional (SDR) e outros órgãos.

PROGRAMAÇÃO: O credenciamento começará às 8h30 no Hall de Entrada. A solenidade de abertura será às 10h, no auditório Iemanjá, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, do governador Jaques Wagner, do prefeito João Henrique, do embaixador da delegação da Comissão Européia no Brasil e demais autoridades nacionais e internacionais. O evento proporcionará uma programação bastante diversificada, incluindo palestras, painéis temáticos, apresentações e debates de experiências concretas, oficinas e minicursos. Os destaques especiais são para a exposição de produtos sustentáveis, projetos inovadores, atividades culturais e ambientes de aprendizagem coletiva. A programação completa pode ser encontrada no endereço: www.comunicacao.ba.gov.br/arquivos-para-download/programa_mostra.doc.

OBJETIVOS: Reunir e mobilizar os segmentos empresariais e as principais instituições governamentais e não-governamentais na construção de um espaço de debate e aprimoramento das políticas públicas, no estímulo ao desenvolvimento regional, além de oferecer a oportunidade de visita à mostra demonstrativa a todos os participantes, formatada nas seguintes frentes de atuação:

Divulgação – Tornar visíveis iniciativas de desenvolvimento territorial em curso, com seus avanços e desafios.
Formação – Proporcionar a aprendizagem compartilhada em torno do desenvolvimento regional.
Articulação – Facilitar a constituição de novas articulações, parcerias e elos de rede que impulsionem o desenvolvimento com base territorial.
Fortalecimento de agenda estratégica – Fortalecer o desenvolvimento regional como estratégia de inclusão e transformação social, no contexto brasileiro e no nosso diálogo internacional.

PNDR: A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) foi institucionalizada em fevereiro de 2007 e tem como objetivos principais a redução das desigualdades regionais e o incentivo à dinamização das potencialidades de desenvolvimento das regiões brasileiras. Como meio para alcançar esses objetivos, o MI busca promover a articulação entre as ações de diversas instituições federais, estaduais e locais, com o intuito de identificar e incentivar iniciativas que possam dar dinamicidade às economias regionais, nas múltiplas escalas de atuação daquela política.